Windows não pode ser instalado em partição GPT? Saiba resolver

Dica permite converter HD em MBR para instalar o sistema em PCs antigos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Um erro comum ao instalar o Windows no computador está relacionado ao disco em estilo GPT (Guid Partition Table). Esse problema ocorre quando o usuário formata o HD usando um padrão de partições para EFI em PCs antigos (que possuem BIOS) e, portanto, são compatíveis apenas com o modo MBR (Master Boot Record). Além disso, o formato GPT é compatível apenas com a versão de 64 bits do sistema da Microsoft.

É possível resolver este problema com apenas alguns comandos durante a instalação do Windows. Por outro lado, para converter um disco de GPT em MBR, é necessário apagar as partições do HD. Ou seja, todos os dados serão perdidos no processo. Por esse motivo, é indicado fazer um backup antes de realizar os passos a seguir.

Erro apresentado durante a instalação do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Erro apresentado durante a instalação do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Erro apresentado durante a instalação do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Na tela de instalação do Windows, pressione as teclas "Shift" e "F10" para abrir o Prompt de Comandos. Insira o comando “diskpart” e, em seguida, “list disk” (ambos sem as aspas);

Abra o Prompt de Comandos e entre com os comandos indicados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Prompt de Comandos e entre com os comandos indicados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o Prompt de Comandos e entre com os comandos indicados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, insira o comando “select disk” (sem as aspas), seguido pelo número do disco (por exemplo, “select disk 0”). Se o seu computador tiver mais de um HD ou pendrive conectado, vale observar a coluna “Tam.” (tamanho) para identificar o disco correto;

Selecione o disco a ser convertido em MBR (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione o disco a ser convertido em MBR (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Selecione o disco a ser convertido em MBR (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Entre com o comando “clean” (sem as aspas) para apagar todas as partições e conteúdo do HD. Por fim, execute o comando "convert gpt" para converter o disco. Feche a janela do Prompt de Comando;

Disco convertido em MBR com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Disco convertido em MBR com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Disco convertido em MBR com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Voltando à instalação do Windows, clique em "Atualizar" e aguarde até que a lista de discos seja atualizada;

Atualize a lista de discos na instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Atualize a lista de discos na instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Atualize a lista de discos na instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O erro, então, desaparecerá e você poderá continuar com a instalação do sistema normalmente.

Erro desaparecerá e instalação poderá ser feita (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Erro desaparecerá e instalação poderá ser feita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Erro desaparecerá e instalação poderá ser feita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para converter um HD em MBR e instalar o Windows no seu computador.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo