Cinco dicas para personalizar e editar documentos do Word no PC

Dicas simples para melhorar a sua produtividade ao editar documentos no software da Microsoft.

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Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Word é um editor de textos completo e com recursos avançados. Algumas ferramentas simples podem facilitar o seu trabalho ao editar um arquivo e, dessa forma, melhorar a sua produtividade. Com apenas alguns cliques, é possível, por exemplo, copiar a formatação de um parágrafo para outro, descobrir quantas palavras o documento ou seleção de texto contém, inserir imagens da Internet, aplicar temas e encontrar funções escondidas.

Veja cinco funções simples e fáceis de usar que podem ajudá-lo a personalizar e editar seus documentos no Word. As imagens foram feitas no Office 2016.

Confira cinco dicas para editar textos no Microsoft Word (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Confira cinco dicas para editar textos no Microsoft Word (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Confira cinco dicas para editar textos no Microsoft Word (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Copie a formatação

Ao colar um texto no Word, ele pode ficar com um estilo diferente do restante do documento – tamanho da letra, fonte, cor, espaçamento entre linhas, parágrafo e mais. Entretanto, com apenas alguns cliques, é possível aplicar a formatação desejada. Para isso, basta posicionar o cursor de texto sobre o estilo que você quer usar e clicar no botão "Pincel de Formatação". Por fim, selecione o texto em que a formatação deve ser aplicada.

Usando o pincel de formatação (Foto: Reprodução/Microsoft)

Saiba quantas palavras você escreveu

Alguns trabalhos acadêmicos possuem um número mínimo ou máximo de palavras. Você pode controlar isso observando a contagem na barra de status do Word, no canto inferior esquerdo da janela. Você pode acompanhar em tempo real a quantidade total de palavras que o seu documento contém. Caso queira saber a contagem de trecho específico do texto, basta selecioná-lo.

Visualizando o número de palavras do documento ou seleção (Foto: Reprodução/Microsoft)

Adicione fotos da Internet

Você não precisa abrir o navegador, pesquisar uma imagem, salvá-la no PC e, por fim, inserir no documento do Word. É possível encurtar esse caminho e adicionar uma foto da Internet direto no arquivo. O software da Microsoft funciona com o serviço de pesquisas Bing para dar acesso a diversas imagens de forma mais rápida.

Basta posicionar o cursor de texto no lugar em que você quer que a imagem fique. Agora, abra a aba "Inserir" e clique em "Imagens Online". Por fim, basta procurar a foto que você quer usar.

Adicionando fotos da Internet (Foto: Reprodução/Microsoft)

Escolha um tema para o seu documento

O Word permite que o usuário altere o visual do documento em poucos cliques. O editor de texto da Microsoft conta com uma galeria com diversos temas prontos para serem aplicados. Na guia "Design", clique em "Temas" e escolha um de sua preferência. Isso altera instantaneamente a fonte, cor e tamanho dos títulos do seu texto.

Como adicionar temas em documentos do Word (Foto: Reprodução/Microsoft)

Encontre funções rapidamente

O Word é um aplicativo completo com diversos recursos. Por esse motivo, nem sempre é fácil encontrar o que procuramos. Para facilitar essa busca, você pode clicar em "Diga-me o que você deseja fazer" e digitar o comando que está tentando localizar. Dessa forma, fica fácil achar uma função que você não sabe onde o ícone está, mas sabe o nome do recurso.

Como achar funções no Word (Foto: Reprodução/Microsoft)

Via Microsoft

Como numerar páginas no Word? Confira no Fórum do TechTudo.

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