Como assistir DVDs no PC com Windows 10

App pago para reprodução de DVDs está disponível na Windows Store. Veja também as alternativas gratuitas.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Nas versões anteriores do sistema da Microsoft, assistir filmes no formato de DVD era uma tarefa simples: bastava inserir o disco e dar play no Windows Media Player ou no Windows Media Center. Entretanto, no Windows 10, a empresa optou por remover o suporte a reprodução de DVDs. Isso foi feito para que a companhia deixasse de pagar os direitos de uso do formato e, consequentemente, tornar o sistema mais acessível.

A Microsoft oferece uma ferramenta para reproduzir DVDs no Windows 10, mas ela é paga para a maioria dos usuários. Só tem direito baixar o aplicativo gratuitamente quem fez upgrade em um computador com o Windows 7 ou Windows 8, com o Media Center. Para quem não quer adquirir o app na Windows Store, existem alternativas grátis de softwares com o mesmo objetivo. Veja a seguir.

Aprenda a reproduzir DVDs em um PC com o Windows 10 (Foto: Pond5) Aprenda a reproduzir DVDs em um PC com o Windows 10 (Foto: Pond5)

Aprenda a reproduzir DVDs em um PC com o Windows 10 (Foto: Pond5)

Windows DVD Player

O Windows DVD Player é a ferramenta oficial da Microsoft para reproduzir DVDs. Para usá-la, basta acessar a loja de aplicativos do Windows 10 e procurá-la. Note que é um aplicativo pago e, atualmente, custa R$ 51,50. Se você fez upgrade de um PC com o Media Player poderá resgatar o app gratuitamente.

Aplicativo reprodutor de DVDs da Microsoft para o Windows 10 é pago (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo reprodutor de DVDs da Microsoft para o Windows 10 é pago (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aplicativo reprodutor de DVDs da Microsoft para o Windows 10 é pago (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Alternativas gratuitas

Você também pode reproduzir filmes em DVD no Windows 10 usando o VLC ou o Kodi. Ambos são grátis e estão disponíveis para download na loja oficial da Microsoft. Isso significa que eles podem ser instalados no Windows 10 S, versão do sistema que roda apenas apps da Windows Store.

Passo 1. Após instalar um dos aplicativos para executar o filme, basta inserir o disco e reproduzi-lo usando o VLC ou o Kodi;

Reproduzindo DVDs no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reproduzindo DVDs no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reproduzindo DVDs no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Se as opções de reprodução automática não aparecerem, você pode acessar a pasta ''Meu Computador'' e clicar com o botão direito do mouse sobre o disco;

Reproduzindo DVD no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reproduzindo DVD no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reproduzindo DVD no VLC ou Kodi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O filme, então, será iniciado em um dos aplicativos. Você pode usar o mouse, as setas direcionais do teclado e o ''Enter'' para navegar nos menus do DVD.

Aplicativo será aberto e exibirá o filme (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo será aberto e exibirá o filme (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aplicativo será aberto e exibirá o filme (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para assistir seus filmes em DVD em um PC com o Windows 10.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo