Por Edivaldo Brito, para o TechTudo


O Spotify tem uma API que permite que outros sites e aplicativos tenham acesso às músicas que você ouve e a alguns dados da sua conta no serviço de streaming. Esse pode ser um recurso interessante caso você o use para para integração com outras ferramentas, como Shazam ou Sonos. No entanto, é preciso lembrar de desativar o acesso depois que terminar de usar o aplicativo de terceiros.

O procedimento impede que os programas armazenem novas informações a partir do momento da restrição, mas isso não significa que o aplicativo excluirá os dados já coletados. Ciente disso, veja abaixo o passo a passo para remover as permissões de aplicativos de terceiros do Spotify.

Evite que seus dados do Spotify sejam acessados por outros programas — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Passo 1. Em um notebook ou computador desktop, acesse o site spotify.com ou execute o aplicativo do serviço. Em seguida, insira suas credenciais (nome de usuário/senha) e faça login em sua conta.

Fazendo login no Spotify — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 2. Clique na guia "Aplicativos".

Acessando a guia "Aplicativos" — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 3. A área "Aplicativos aprovados" mostra uma lista de todos os aplicativos que você concedeu permissões para interagir com o Spotify. Para remover as permissões de um aplicativo, basta clicar no botão "Revogar acesso", à direita do programa.

Clicando na opção "Revogar acesso" do aplicativo — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 4. Feito isso, você verá uma barra verde com uma mensagem confirmando a remoção das permissões de acesso do aplicativo.

Visualizando a confirmação do cancelamento do acesso do app — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Agora os apps removidos não terão mais acesso a informações futuras. Aproveite para ouvir as músicas que desejar sem se preocupar com os dados coletados.

Qual é o melhor serviço de streaming de música? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo