Por Helito Bijora, para o TechTudo


Os iPhones com iOS 11 têm um modo de emergência que pode ser ativado ao pressionar o botão liga/desliga cinco vezes seguidas. Realizando esta ação, é possível telefonar rapidamente para a polícia e enviar uma mensagem SMS para os seus contatos de emergência – pai, mãe, cônjuge ou alguma outra pessoa de confiança. Além disso, o recurso tem um atalho para exibir a ficha médica, com informações sobre o usuário.

Confira nas linhas a seguir como configurar o novo modo de emergência no iPhone atualizado com iOS 11. O update foi liberado em 19 de setembro.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

Passo 1. Acesse os "Ajustes" do iOS e toque em "SOS de Emergência".

Acesse as configurações do iPhone — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Por lá, você pode ativar ou desativar a ligação automática e o alerta de contagem regressiva. Ativando essas opções, a ligação para a polícia será automática ao pressionar o botão liga/desliga cinco vezes. Caso contrário, será necessário arrastar um botão.

Configurando o modo de emergência — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Os contatos de emergência são os mesmos da sua ficha médica do app nativo Saúde. Você pode alterá-los tocando em "Editar contatos de emergência". A sua ficha médica será aberta. Nele, toque em "Editar", no canto superior direito da tela.

Editando os contatos de confiança — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Toque em "adicionar contato para emergências" e selecione um contato da sua agenda telefônica. Por fim, voltando à ficha médica, pressione "OK", no canto superior direito da tela, para salvar.

Selecione um contato de confiança — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 5. Para ativar o modo de emergência do iPhone, basta pressionar o botão lateral de liga/desliga cinco vezes. Além da opção para desligar o telefone, você terá um atalho para ligar para a polícia e exibir a sua ficha médica.

Modo de emergência do iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo