Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Quer descobrir se seu nome está como devedor no Serasa? Veja como usar o app para Android e iPhone neste tutorial.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O usuário pode conferir se seu nome está registrado no Serasa – o que ocorre caso um pagamento ou contrato esteja com dívida pendente – a partir de um aplicativo grátis para celular. A consulta online é feita de forma simples, utilizando seu número de CPF de pessoa física. O app SerasaConsumidor funciona em celulares Android ou iPhone (iOS), e tem interface totalmente em português.

O processo precisa de um cadastro rápido com informações pessoais. Nos resultados, o sistema mostra as dívidas com empresas e outras instituições, como cartório e Banco Central. Quer saber se o seu CPF está limpo? Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como usar o SerasaConsumidor no smartphone.

Vídeo mostra o passo a passo para  consultar CPF no Serasa; saiba como usar

Vídeo mostra o passo a passo para consultar CPF no Serasa; saiba como usar

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo SerasaConsumidor no seu celular Android. Logo na tela inicial do app, digite seu número de CPF. Os pontos e traços são adicionados automaticamente. Confirme em "Consultar".

Digite seu CPF para verificação na SerasaConsumidor (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Digite seu CPF para verificação na SerasaConsumidor (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Digite seu CPF para verificação na SerasaConsumidor (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No primeiro acesso será necessário adicionar informações pessoais no cadastro. Para isso, confirme seu CPF e adicione nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone para contato e uma senha nova (necessário conter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo). Por fim, marque a caixa de texto em "Aceito os termos" e confirme em "Cadastrar Grátis"'.

Faça seu cadastro com informações pessoais na Serasa (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Faça seu cadastro com informações pessoais na Serasa (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça seu cadastro com informações pessoais na Serasa (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Antes de continuar é necessário fazer uma verificação visual, para o sistema garantir que é um acesso humano. Será solicitado que você marque imagens correspondentes, como no exemplo com as placas de rua. Confirme em "Verificar".

Adicione a confirmação visual do sistema do app (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione a confirmação visual do sistema do app (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione a confirmação visual do sistema do app (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois disso, há uma segunda verificação, que pode ser feita recebendo o código por e-mail ou SMS no celular. Neste exemplo, foi utilizado o SMS no smartphone. Toque em "Confirmar por celular" e, em seguida, digite o código recebido. Toque em "Confirmar código" para acessar o sistema do Serasa.

Faça a verificação da conta via email ou SMS no celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Faça a verificação da conta via email ou SMS no celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça a verificação da conta via email ou SMS no celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Pronto! Logo na tela inicial há a indicação de que seu nome está sujo ou limpo no Serasa. Ao arrastar a tela, é possível ver o detalhamento das dívidas no Serasa e outros débitos.

Serasa diz se seu nome está sujo ou limpo conforme o CPF (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Serasa diz se seu nome está sujo ou limpo conforme o CPF (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Serasa diz se seu nome está sujo ou limpo conforme o CPF (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O usuário pode fazer a consulta quantas vezes for necessário, acessando diretamente com CPF e senha nas próximas vezes. Vale lembrar que, em caso de inadimplência, o lojista ou empresa pode registrar o nome no Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Quais são os melhores aplicativos para Android? Confira no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo