Editores

Por Barbara Mannara, para o TechTudo


O PicsArt é um app que permite criar efeitos personalizados de desfoque em fotos. Com o programa, é possível simular o efeito de câmeras profissionais, que deixam um objeto ou pessoa em destaque na foto, e desfocam o fundo. O mesmo resultado também é alcançado com o iPhone 7 Plus, com o uso do "modo retrato". Com o aplicativo editor de imagens, essa função pode ser elaborada de forma simples no smartphone, inclusive com efeitos de "blur" semelhantes aos do Instagram.

A vantagem é que o app está disponível para baixar de forma gratuita e com idioma em português, permitindo ainda fazer montagens. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como desfocar o fundo de uma foto com o PicsArt. A dica é válida para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

PicsArt: saiba tudo sobre o app de edição

PicsArt: saiba tudo sobre o app de edição

Passo 1. Para começar, faça o download e instale o app no seu celular. Em seguida, acesse o menu, representado por um "+", e toque na opção de "Editar".

Abra o editor do PicsArt no celular — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Selecione, na galeria do celular, a imagem que deseja personalizar. A tela principal do editor será exibida para que você comece a fazer os ajustes.

Selecione a foto para iniciar a edição no PicsArt pelo celular — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Desfoque pelos efeitos do PicsArt

Passo 1. O desfoque pode ser feito de formas diferentes. O primeiro é por meio do menu de "Efeitos". Toque no menu lateral e selecione "Desfoque".

Selecione o efeito de desfoque no PicsArt — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Há diferentes efeitos de desfoques artísticos mas os itens que borram apenas o fundo podem ser encontrados em "Zoom de focal" (que tem efeito de aproximação das bordas) ou "Desfoque" (que desfoca ao entorno do centro).

Escolha o efeito de desfoque que dê blur no fundo da foto — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 3. Para personalizar o resultado do efeito, posicione o medidor circular no ponto onde não deseja aplicar o desfoque (ele será aplicado ao entorno do centro). Em seguida, toque no botão do efeito selecionado e ajuste as barras de edição (intensidade do desfoque, tamanho, dureza e esmaecimento) até ter o resultado que desejar. As mudanças são mostradas em tempo real na foto. Confirme no botão de "check" do topo direito para aplicar na imagem.

Personalize o efeito de desfoque no PicsArt pelo celular — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Desfocar ao estilo Instagram

Passo 1. Outra forma de aplicar o desfoque de fundo lembra bastante a ferramenta de "Blur" no Instagram. Para acessar pelo PicsArt, toque no botão de "Ferramenta" e selecione "Miniatura".

Selecione a ferramenta de miniatura no PicsArt pelo celular — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Assim como na rede social, é possível usar o desfoque "Linear" ou "Radial" (circular). Ajuste na imagem usando os dedos como pinças para aumentar ou reduzir a área do desfoque em ambas ferramentas. Note que o ponto do centro permanecerá em destaque (com foco). Na barra de "Quantidade" o usuário regula a intensidade do desfoque para menor (esquerda) ou maior (arrastar para a direita). Salve o resultado no ícone de "check" do topo direito.

Aplique o efeito de desfoque semelhante ao Instagram — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Mais do TechTudo