Como pedir socorro pelo Waze; motoristas próximos podem ajudar

Recurso é útil em caso de pneu furado, bateria descarregada e até mesmo falta de combustível.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Waze foi atualizado recentemente e, entre as novidades da versão, está a possibilidade de pedir ajuda pelo aplicativo. O recurso é útil em caso de problemas simples com o carro, como pneu furado, bateria descarregada ou falta de combustível. A sua solicitação de socorro é exibida no mapa e motoristas próximos podem visualizar e encontrá-lo facilmente para ajudar.

Veja, no tutorial a seguir, como usar a função para pedir socorro no Waze. A funcionalidade está disponível para usuários de iPhone (iOS) e Android. Vale lembrar que, para usar a ferramenta, é necessário estar com a última versão do aplicativo instalada no celular – saiba como atualizar o app.

Motoristas agora podem pedir ajuda pelo Waze; saiba como (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Motoristas agora podem pedir ajuda pelo Waze; saiba como (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Motoristas agora podem pedir ajuda pelo Waze; saiba como (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Waze e, caso a sua posição não esteja centralizada no mapa, toque sobre o botão localizado no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, clique sobre o ícone laranja à direita.

Centralize a sua posição no mapa e toque sobre o ícone à direita no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Centralize a sua posição no mapa e toque sobre o ícone à direita no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Centralize a sua posição no mapa e toque sobre o ícone à direita no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Clique em "Roadside help" e, em seguida, toque em "Comentar" para adicionar um breve relato do que está acontecendo.

Solicitando ajuda no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Solicitando ajuda no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Solicitando ajuda no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Escreva o problema que você está enfrentando e toque sobre o botão localizado no canto superior direito da tela. Caso queira, clique sobre o ícone da câmera para adicionar uma foto do seu carro. Isso facilitará que outros motoristas o encontrem.

Forneça detalhes sobre o seu problema no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Forneça detalhes sobre o seu problema no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Forneça detalhes sobre o seu problema no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque sobre o ícone à esquerda para enviar a sua localização para algum amigo. Você também pode clicar em "Request" para solicitar ajuda aos motoristas próximos.

Pedindo ajuda aos motoristas próximos no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Pedindo ajuda aos motoristas próximos no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pedindo ajuda aos motoristas próximos no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O seu pedido de socorro será exibido no mapa. Ele é representado por uma boia salva-vidas e indica a sua posição atual. Caso alguém tenha chegado para lhe ajudar ou você tenha conseguido resolver o problema sozinho, toque sobre o ícone da boia, na lateral esquerda da tela, e selecione "Cancel request" para finalizar o pedido de ajuda.

Finalizando o pedido de socorro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando o pedido de socorro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizando o pedido de socorro no Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica para solicitar ajuda a motoristas próximos em casos de emergência usando o Waze.

MAIS DO TechTudo