Como resolver o problema de lentidão do PS4

Veja dicas simples e fáceis para otimizar o PS4 e deixá-lo mais rápido.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Tais Carvalho, para o TechTudo

O PlayStation 4 pode ficar mais lento com o passar do tempo por causa da quantidade de aplicativos e jogos instalados. No entanto, o problema pode ser solucionado com dicas simples e fáceis de executar. Confira, neste tutorial, como otimizar o seu PS4.

Libere espaço no HD

Se o seu PS4 está lento para abrir aplicativos ou carregar menus, é provável que o PS4 esteja com pouco espaço livre no HD. Games e atualizações mais pesadas normalmente são a raiz do problema. Contudo, a solução é bem simples: é só verificar o espaço disponível e apagar alguns jogos e apps antigos para liberar espaço.

Passo 1. Na tela principal do PS4, entre na opção "Configurações";

Acesse a aba Acesse a aba

Acesse a aba "Configurações" do PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Em seguida, clique em "Armazenamento";

Selecione a opção Selecione a opção

Selecione a opção "Armazenamento" para ver o espaço disponível no PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Agora, verifique o espaço disponível no seu PS4. Se o HD estiver muito cheio, selecione "Aplicativos" para abrir a lista de jogos instalados;

Em Em

Em "Aplicativos" você pode ver os jogos instalados no PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 4. Para desinstalar um jogo, aperte o botão "Options" no controle e depois em "Excluir". O game será apagado e o HD terá mais espaço livre.

Clique em Clique em

Clique em "Excluir" para deletar jogos e apps do PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Recrie o banco de dados

Se liberar espaço no HD não resolver o problema, você pode recriar o banco de dados do console. O procedimento é simples e não afeta os dados salvos do seu PS4, como jogos, aplicativos ou saves.

Passo 1. Desligue o seu PlayStation 4;

Passo 2. Com o PS4 desligado, pressione o botão de ligar. Você ouvirá dois sinais: um ao pressioná-lo e outro sete segundos depois. Libere o botão ao ouvir o segundo. O console iniciará em Modo de Segurança;

Pressione o botão de energia do PS4 até ouvir dois bipes (Foto: Tais Carvalho/TechTudo) Pressione o botão de energia do PS4 até ouvir dois bipes (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Pressione o botão de energia do PS4 até ouvir dois bipes (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Passo 3. Conecte o DualShock 4 na entrada USB do console e pressione o botão PS (com o ícone do PlayStation) para ligá-lo;

Passo 4. No novo menu, clique em "Recriar base de dados".

Clique em Clique em

Clique em "Recriar banco de dados" para otimizar seu PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Aguarde o fim do processo para ter o PS4 rodando rápido novamente. O tempo de conclusão dependerá da quantidade de jogos e apps instalados e pode variar de alguns minutos a até uma hora.

MAIS DO TechTudo