Por Tais Carvalho, para o TechTudo


Com a transmissão doméstica do Steam é possível rodar um game em um PC mais potente e jogar em outro, mais leve, em qualquer lugar da casa. A funcionalidade está disponível para todos os usuários, dispondo da conexão de rede para ligar dois computadores e transmitir o jogo de uma máquina a outra. Veja como usar e configurar esse recurso.

O que é transmissão doméstica?

A transmissão doméstica (In-Home Streaming em inglês) é um recurso do Steam que permite transmitir um jogo de um PC a outro com o intuito de trazer mais praticidade. O usuário pode deixar o game rodando em um computador mais potente enquanto joga em outro mais fraco - como um notebook, por exemplo - em qualquer cômodo da sua casa.

Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam — Foto: Tais Carvalho/TechTudo Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam — Foto: Tais Carvalho/TechTudo

Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam — Foto: Tais Carvalho/TechTudo

Também é possível controlar o game remotamente pelo segundo PC, seja com mouse, teclado ou joystick. Com a funcionalidade, o usuário pode jogar no Mac títulos disponíveis apenas para Windows.

Requisitos

Os requisitos para usar a transmissão doméstica não são exigentes, mas é recomendado que o computador tenha, no mínimo, um processador quad-core - e que já seja capaz de rodar os títulos que você quer jogar. Já o PC mais modesto deve ter um GPU com suporte a decodificação H.264.

Como funciona a transmissão doméstica do Steam — Foto: Divulgação/Steam Como funciona a transmissão doméstica do Steam — Foto: Divulgação/Steam

Como funciona a transmissão doméstica do Steam — Foto: Divulgação/Steam

Ao contrário do que se imagina, a transmissão doméstica não usa a internet; o envio de dados é através de uma conexão de rede (LAN). A qualidade dependerá da velocidade de dados.

Use, de preferência, conexão de rede via cabo entre os dois computadores. Se optar por Wi-fi, use roteadores N ou AC. A velocidade mínima para um desempenho razoável no Wi-fi é de 100Mbps.

Como configurar a transmissão doméstica

A configuração da transferência é bem simples. Basta conectar ambos os computadores na mesma conta Steam. Ao fazer isso, você receberá um aviso de que outro PC está disponível para transmitir jogos.

Outro detalhe importante é que não é necessário baixar o game duas vezes. Ele só precisa estar instalado no computador que vai rodá-lo. Se a transmissão estiver com atraso, tente reduzir os gráficos do game.

Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão — Foto: Reprodução/Tais Carvalho Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Para acessar configurações mais avançadas, clique no menu Steam, depois em Configurações e selecione a aba "Trans. Doméstica".

Como iniciar uma transmissão doméstica

Passo 1. No PC mais potente, inicie um jogo na biblioteca do Steam;

Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado — Foto: Reprodução/Tais Carvalho Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Passo 2. Na biblioteca de jogos do segundo PC, clique em "Transmitir";

No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em "Transmitir" — Foto: Reprodução/Tais Carvalho No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em "Transmitir" — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em "Transmitir" — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Passo 3. Pronto, o jogo será iniciado no segundo computador. Para desligar a transmissão, basta sair do jogo normalmente.

Qual a melhor loja de jogos para você? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo