Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam

Veja como rodar games pesados em computadores mais fracos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Tais Carvalho, para o TechTudo

Com a transmissão doméstica do Steam é possível rodar um game em um PC mais potente e jogar em outro, mais leve, em qualquer lugar da casa. A funcionalidade está disponível para todos os usuários, dispondo da conexão de rede para ligar dois computadores e transmitir o jogo de uma máquina a outra. Veja como usar e configurar esse recurso.

O que é transmissão doméstica?

A transmissão doméstica (In-Home Streaming em inglês) é um recurso do Steam que permite transmitir um jogo de um PC a outro com o intuito de trazer mais praticidade. O usuário pode deixar o game rodando em um computador mais potente enquanto joga em outro mais fraco - como um notebook, por exemplo - em qualquer cômodo da sua casa.

Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam (Foto: Tais Carvalho/TechTudo) Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Como usar e configurar a transmissão doméstica do Steam (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Também é possível controlar o game remotamente pelo segundo PC, seja com mouse, teclado ou joystick. Com a funcionalidade, o usuário pode jogar no Mac títulos disponíveis apenas para Windows.

Requisitos

Os requisitos para usar a transmissão doméstica não são exigentes, mas é recomendado que o computador tenha, no mínimo, um processador quad-core - e que já seja capaz de rodar os títulos que você quer jogar. Já o PC mais modesto deve ter um GPU com suporte a decodificação H.264.

Como funciona a transmissão doméstica do Steam (Foto: Divulgação/Steam) Como funciona a transmissão doméstica do Steam (Foto: Divulgação/Steam)

Como funciona a transmissão doméstica do Steam (Foto: Divulgação/Steam)

Ao contrário do que se imagina, a transmissão doméstica não usa a internet; o envio de dados é através de uma conexão de rede (LAN). A qualidade dependerá da velocidade de dados.

Use, de preferência, conexão de rede via cabo entre os dois computadores. Se optar por Wi-fi, use roteadores N ou AC. A velocidade mínima para um desempenho razoável no Wi-fi é de 100Mbps.

Como configurar a transmissão doméstica

A configuração da transferência é bem simples. Basta conectar ambos os computadores na mesma conta Steam. Ao fazer isso, você receberá um aviso de que outro PC está disponível para transmitir jogos.

Outro detalhe importante é que não é necessário baixar o game duas vezes. Ele só precisa estar instalado no computador que vai rodá-lo. Se a transmissão estiver com atraso, tente reduzir os gráficos do game.

Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Você receberá um aviso de que o computador está disponível para transmissão (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para acessar configurações mais avançadas, clique no menu Steam, depois em Configurações e selecione a aba "Trans. Doméstica".

Como iniciar uma transmissão doméstica

Passo 1. No PC mais potente, inicie um jogo na biblioteca do Steam;

Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Inicie o jogo no computador mais potente, onde ele está instalado (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Na biblioteca de jogos do segundo PC, clique em "Transmitir";

No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em

No computador mais fraco ou que servirá de segunda tela, clique em "Transmitir" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Pronto, o jogo será iniciado no segundo computador. Para desligar a transmissão, basta sair do jogo normalmente.

Qual a melhor loja de jogos para você? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo