Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Galaxy S7 possui o recurso foco seletivo, que permite tirar fotos com fundo borrado, similar ao modo retrato do iPhone 7 Plus, mas com um toque adicional. O celular da Samsung pode não só identificar o plano de fundo para focar no objeto próximo, como também fazer o inverso – ou seja, capturar o fundo da imagem nitidamente.

Além disso, o smartphone fotografa e, só depois, o usuário escolhe a melhor imagem. Veja, no passo a passo deste tutorial, como acessar e habilitar a função para ter fotografias com aparência profissional.

Galaxy S7 tem modo retrato com foco seletivo — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 1. Abra a câmera do Galaxy S7 e selecione a opção “Foco seletivo”.

Ative o foco seletivo no Galaxy S7 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Foque em um objeto a menos de 50 cm de distância do celular e fotografe. Em seguida, abra a galeria para ver o resultado.

Fotografe com foco em um objeto próximo no Galaxy S7 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Repare que a foto exibe um ícone central, que indica o uso da função foco seletivo. Toque no símbolo para abrir um menu de opções.

Acesse o menu do Foco Seletivo do Galaxy S7 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Com o foco seletivo ligado, o Galaxy S7 captura duas fotos ao mesmo tempo: uma com fundo borrado e outra com o objeto em primeiro plano desfocado. Por padrão, o celular exibe primeiro a foto com destaque para o objeto próximo.

Uma das imagens foca no objeto próximo Galaxy S7 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Toque em “Foco longe” para ver a segunda opção, que borra o primeiro plano e deixa o fundo nítido. A partir disso, você tem duas opções: salvar e ficar somente com a segunda versão, ou salvar como novo para obter as duas imagens na galeria.

Salve a segunda imagem, com foco no fundo, no Galaxy S7 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Vale lembrar que o recurso de desfoque usa somente recursos de software para identificar a profundidade da imagem e aplicar o efeito. A tendência é que aparelhos de câmera dupla, como o Galaxy Note 8, sejam mais eficientes usando uma função parecida.

Mais do TechTudo