Como usar um Samsung Galaxy para desbloquear o PC com a digital

App Samsung Flow também permite visualizar notificações, mensagens e arquivos do celular no computador.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

A Samsung liberou o Samsung Flow para qualquer computador com Windows 10. O aplicativo, que conecta PC e smartphone Galaxy, permite que o usuário tenha acesso a mensagens, notificações e sincronismo de arquivos entre os dois dispositivos diretamente no computador.

Além disso, com um celular que possua leitor de digitais, é possível desbloquear o Windows 10 por meio do sensor biométrico. No tutorial a seguir, confira o passo a passo de como configurar o Samsung Flow para usar a biometria do Samsung Galaxy para desbloquear o PC.

Review do Galaxy S8: celular está entre os aparelhos que permitem o uso do sensor de impressões digitais para desbloquear o PC

Review do Galaxy S8: celular está entre os aparelhos que permitem o uso do sensor de impressões digitais para desbloquear o PC

No entanto, para tirar proveito da função, você precisa ter um computador com TPM disponível. O recurso, criado para garantir uma proteção extra em nível de hardware ao seu sistema, não é comum. Saiba como descobrir se seu PC conta com o TPM.

Da mesma forma, vale lembrar que o Samsung Flow é compatível com os seguintes aparelhos da marca sul-coreana, todos com Android 7.0 Nougat: Galaxy S8, Galaxy S8 Plus, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S7, Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 e Galaxy Tab S3.

Instale e abra o aplicativo no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Instale e abra o aplicativo no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Instale e abra o aplicativo no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Instale e abra o Samsung Flow no seu computador.

Samsung Flow pode ser encontrado na Play Store, para Android, e na Windows Store, para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Samsung Flow pode ser encontrado na Play Store, para Android, e na Windows Store, para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Samsung Flow pode ser encontrado na Play Store, para Android, e na Windows Store, para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Faça o mesmo no celular. Lembre-se de ativar o Bluetooth nos dois dispositivos.

Encontre o celular que você deseja usar na lista e clique em Encontre o celular que você deseja usar na lista e clique em

Encontre o celular que você deseja usar na lista e clique em "Parear" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. O Flow pede para parear o seu computador e seu smartphone por meio do Bluetooth. Basta clicar no nome do seu celular.

Confirme a conexão via Bluetooth (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Confirme a conexão via Bluetooth (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Confirme a conexão via Bluetooth (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Confirme a conexão no computador.

Aceite a conexão no celular também (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Aceite a conexão no celular também (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Aceite a conexão no celular também (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Faça o mesmo no seu smartphone.

Clique em Clique em

Clique em "Cadastrar o aparelho" para vincular o Samsung Flow nos dois dispositivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora, você precisa cadastrar seu celular no aplicativo para computador.

Confirme a operação usando seu PIN ou senha de usuário no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Confirme a operação usando seu PIN ou senha de usuário no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Confirme a operação usando seu PIN ou senha de usuário no computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Para isso, o Windows vai pedir senha, PIN ou o método de autenticação que você utiliza no seu PC.

O aplicativo irá instruir você para usar sua impressão digital no celular (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) O aplicativo irá instruir você para usar sua impressão digital no celular (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O aplicativo irá instruir você para usar sua impressão digital no celular (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Depois disso, você terá que usar a sua impressão digital no celular.

No celular, confirme a requisição usando a impressão digital (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) No celular, confirme a requisição usando a impressão digital (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No celular, confirme a requisição usando a impressão digital (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. O leitor irá autenticar a sua sessão e o cadastramento neste momento.

Se tudo funcionar, o aplicativo no computador irá avisá-lo de que tudo está corretamente configurado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Se tudo funcionar, o aplicativo no computador irá avisá-lo de que tudo está corretamente configurado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Se tudo funcionar, o aplicativo no computador irá avisá-lo de que tudo está corretamente configurado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. Uma nova tela deve confirmar o cadastramento do seu celular ao seu aplicativo.

Além de poder desbloquear o computador com a digital no celular, você terá acesso às notificações do smartphone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Além de poder desbloquear o computador com a digital no celular, você terá acesso às notificações do smartphone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Além de poder desbloquear o computador com a digital no celular, você terá acesso às notificações do smartphone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto! A partir de agora, você pode desbloquear o computador usando o leitor biométrico do celular da Samsung. Além disso, sempre que o aplicativo estiver pareado entre PC e Galaxy, é possível visualizar notificações e outras informações relativas ao telefone diretamente na tela do computador.

MAIS DO TechTudo