Celular

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Galaxy S8 e o S8 Plus permitem bloquear apps e exigir impressões digitais ou íris para que o acesso ao software seja liberado. A função faz parte da tecnologia chamada de Pasta Segura, um ambiente oculto dentro do smartphone para guardar arquivos sigilosos, incluindo aplicativos inteiros, como WhatsApp e Facebook. Ela ficar acessível na lista de apps do celular ou completamente oculta, dependendo do desejo do usuário.

Aprenda a configurar a Pasta Segura da Samsung e adicionar proteções biométricas para impedir o acesso de terceiros aos seus aplicativos prediletos.

Review do Galaxy S8

Review do Galaxy S8

Passo 1. Acesse as configurações do Galaxy S8 e vá até o menu “Tela de bloqueio e Segurança”. Em seguida, encontre a opção “Pasta Segura”.

Acesse a Pasta Segura nas configurações de segurança — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Avance nas telas seguintes para iniciar o recurso, que vem desativado por padrão no smartphone.

Inicie a Pasta Segura — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Nas configurações, certifique-se de que a segurança por biometria está ativada. Escolha entre impressões digitais, íris ou ambas, e avance. Se você ainda não tiver cadastrado seus olhos no aparelho, será preciso configurar o sensor de íris para continuar.

Habilite o bloqueio por digitais e íris — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Acesse a Pasta Segura na sua lista de aplicativos e faça login com a íris ou a impressão digital.

Use os olhos ou os dedos para entrar na Pasta Segura — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Na Pasta Segura é possível instalar qualquer aplicativo, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook, mesmo que eles já tenham sido instalados uma vez. Para isso, acesse a opção “Adicionar aplicativos” e escolha um dos itens da lista ou acesse a Google Play Store.

Instale apps na Pasta protegida — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 6. A Pasta Segura é bloqueada automaticamente ao sair, exigindo nova autenticação biométrica para reabrir. Por meio dos atalhos rápidos é possível habilitar ou desabilitar o atalho para a Pasta Segura a qualquer momento – ao desativar, o ícone some da lista de apps do celular.

Ative ou desative o atalho da pasta — Foto: Reprodução/Paulo Alves

A Pasta Segura tem várias outras funções para manter a privacidade do usuário. O recurso roda duas instâncias do mesmo app e até muda o ícone para se manter escondido de curiosos.

Mais do TechTudo