Guia do streaming: como curtir filmes e músicas na TV pelo Chromecast

Confira dicas rápidas de como rodar seus filmes e músicas na TV usando o Chromecast

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Os usuários que gostam de fazer um cinema em casa, rodando filmes na TV, ou animar a festa com música, podem encontrar no Chromecast um bom aliado. O acessório do Google que transforma TVs em smarts está à venda no Brasil por preços a partir de R$ 150 em lojas online, valor mais em conta do que na época do seu lançamento. A ideia deste guia é ajudar, com dicas rápidas, a conectar a telona ao aparelho de streaming usando o aplicativo do dongle pelo celular Android.

Com isso, é possível transmitir o conteúdo de plataformas como YouTube, Netflix, Google Play Filmes, Spotify e até pelo app da rede social Facebook. O procedimento é feito sem precisar de cabos, tudo via conexão Wi-Fi. Não é preciso também ter Internet na TV: basta plugar o Chromecast na entrada HDMI para funcionar. Confira as dicas no passo a passo deste tutorial.

Veja como assistir filmes e músicas pela TV usando um celular e o Chromecast (Foto: Divulgação/Google) Veja como assistir filmes e músicas pela TV usando um celular e o Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

Veja como assistir filmes e músicas pela TV usando um celular e o Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

Antes de começar, entenda neste tutorial como conectar e configurar seu Chromecast na TV usando a conexão Wi-Fi.

YouTube

Passo 1. Encontre no aplicativo do YouTube o vídeo que deseja transmitir na TV. Pressione no topo o botão de "streaming" e selecione o nome do Chromecast para o qual deseja transmitir. Logo em seguida será indicada a confirmação de que os dispositivos estão conectados;

Conecte o YouTube à TV usando o streaming do Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Conecte o YouTube à TV usando o streaming do Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Conecte o YouTube à TV usando o streaming do Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ao dar play no vídeo, a imagem será transferida para a TV e você poderá gerenciar a execução da mídia do YouTube por meio da barra de controle na base da tela. Ao arrastar para cima, o app revela funções para controlar tudo na execução do conteúdo: dar play, avançar na linha do tempo da mídia, passar para o próximo vídeo, remover a reprodução automática, encontrar legendas e mais. Além disso, caso precise desconectar, basta tocar novamente no botão de streaming no topo, agora preenchido em branco.

Gerencie a execução dos vídeos do YouTube na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Gerencie a execução dos vídeos do YouTube na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerencie a execução dos vídeos do YouTube na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Enquanto isso, o vídeo ou música serão transmitidos na TV em tela cheia. Aproveite e descubra como conectar o YouTube à sua SmartTV com internet.

A transmissão do YouTube será exibida na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) A transmissão do YouTube será exibida na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

A transmissão do YouTube será exibida na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Netflix

Passo 1. Encontre na Netflix o filme ou série que deseja assistir na TV. Em seguida, toque no botão de "streaming" no topo e selecione o Chromecast para o qual deseja transmitir. Note que na base da tela será adicionada uma barra de gerenciamento de conteúdo;

Inicie o streaming do Netflix na TV usando o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie o streaming do Netflix na TV usando o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie o streaming do Netflix na TV usando o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ao expandir a barra, o usuário consegue controlar todas as funções da mídia. Há um player para pausar, parar ou avançar na linha do tempo do vídeo. Além disso, os botões permitem navegar entre os capítulos, alterar volume, idioma, legenda ou até finalizar o streaming no botão em branco. Para alterar Idioma/Legenda, basta selecionar a opção que preferir e confirmar em "Ok".

Controle a execução do vídeo e personalize pelo Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Controle a execução do vídeo e personalize pelo Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Controle a execução do vídeo e personalize pelo Netflix (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O conteúdo será transmitido para a TV e executado via streaming, sem precisar baixar nada no celular. Aproveite e veja como conectar o Netflix em uma Smart TV com internet.

Veja seus filmes e séries do Netflix na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) Veja seus filmes e séries do Netflix na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Veja seus filmes e séries do Netflix na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Google Play Filmes

Passo 1. Também é possível transmitir seus filmes alugados ou comprados no serviço de streaming do Google Play. Para isso, encontre seu filme no app e toque no botão de "streaming" no topo, confirmando no nome do seu Chromecast. Quando o ícone for preenchido de branco, indicando a conexão completa, toque no botão de "Play" para começar a executar o filme;

Transmita o filme do Google Play via streaming na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Transmita o filme do Google Play via streaming na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Transmita o filme do Google Play via streaming na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será exibido um gerenciador do filme em tela cheia no celular. É possível controlar a execução do vídeo com botão de "pause" ou avançar na linha do tempo. Para saber exatamente o ponto do filme, pressione a barra de execução e note que será exibida uma miniatura do frame do vídeo. Solte quando preferir para transmitir a partir da parte desejada. Você pode interromper o streaming por meio do botão em branco no topo;

Controle a execução do filme do Google Play pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Controle a execução do filme do Google Play pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Controle a execução do filme do Google Play pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O conteúdo será mostrado na TV via streaming, sem precisar de cabos. Se preferir, também funcionam os comandos pelo controle remoto de Play/pause. Ao pausar, a imagem na telona mostra quantos minutos faltam para finalizar o vídeo, título e o cartaz.

O filme alugado no Google Play será transmitido na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) O filme alugado no Google Play será transmitido na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O filme alugado no Google Play será transmitido na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Facebook

Passo 1. Encontre seu vídeo para transmitir na TV via Facebook. Pode ser em uma página, no perfil de um amigo ou até na sua própria timeline. Ao abrir o vídeo no celular, note que há um botão de "streaming" no canto direito;

Encontre o vídeo do Facebook que deseja transmitir da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre o vídeo do Facebook que deseja transmitir da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o vídeo do Facebook que deseja transmitir da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O vídeo do Facebook será executado em uma miniatura no celular. Confirme o nome do Chromecast e toque em "Conectar". Quando o conteúdo for transmitido para a TV, será mostrado na mesma tela o controle de execução no lugar da miniatura, com opções para pausar e navegar pela linha do tempo do vídeo. Para encerrar a transmissão, toque em "Desconectar";

Faça a conexão da TV com o streaming e controle pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Faça a conexão da TV com o streaming e controle pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça a conexão da TV com o streaming e controle pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O conteúdo será exibido na TV em tela cheia, indicando a linha do tempo na base. Aproveite e veja todas as dicas de como conectar o Facebook na TV neste tutorial completo.

O conteúdo do Facebook será exibido em tela cheia na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) O conteúdo do Facebook será exibido em tela cheia na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O conteúdo do Facebook será exibido em tela cheia na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Spotify

Passo 1. Os fãs de músicas poderão animar a casa com suas faixas favoritas, ouvindo através da TV. E isso é bem fácil de fazer pelo Chromecast. Abra o aplicativo do Spotify no celular e encontre a trilha sonora ou playlist preferida. Quando a música começar a ser reproduzida, toque na barra da base para expandir. Depois selecione "Dispositivos disponíveis";

Veja a informação de dispositivos disponíveis no player do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Veja a informação de dispositivos disponíveis no player do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja a informação de dispositivos disponíveis no player do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida selecione o Chromecast para o qual deseja transferir. Com a conexão estabelecida, note que será indicado um botão em verde com o nome do Chromecast na base do app. O interessante é que o usuário pode gerenciar a execução das músicas com a mesma interface de navegação do app do Spotify, com exatamente os mesmos botões de play, pause, avançar, timeline da faixa e informações do álbum;

Inicie a transmissão do Spotify na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie a transmissão do Spotify na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a transmissão do Spotify na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. A playlist ou música será exibida na TV com a imagem do álbum/artista, informações de tempo da faixa e mais, semelhante ao que é exibido no celular. Veja nessas dicas todos os recursos disponíveis para Spotify na TV via Chromecast.

Conteúdo de música do Spotify será tocado na TV via streaming (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo) Conteúdo de música do Spotify será tocado na TV via streaming (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Conteúdo de música do Spotify será tocado na TV via streaming (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

MAIS DO TechTudo