Msvcr71.dll não encontrado? Saiba como resolver o problema

Saiba contornar o erro que impede a execução de jogos e aplicativos no Windows.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por João Kurtz, para o TechTudo

O Msvcr71.dll é um dos arquivos de leitura que pode fazer a diferença no funcionamento do Windows e em alguns dos programas do sistema. A falta dele também pode impedir que jogos rodem corretamente. Sua ausência está relacionada com o Microsoft Visual Studio. Normalmente, nesse caso, é exibido um alerta com a mensagem "o programa não pode ser iniciado porque está faltando msvcp71.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema".

Um arquivo .DLL contém bibliotecas que permitem que aplicativos tenham acesso à funções compartilhadas do sistema operacional, o que significa que programas diferentes podem usar o mesmo arquivo. No caso do Msvcr71.dll, sua falta pode impedir a execução de games como Far Cry 1 e Civilization 4, ou aplicativos como o AutoTune e o Nero. Vale destacar que o problema é mais comum em computadores com versões antigas do sistema operacional.

Jogos e programas afetados com mais frequência

Games Apps
Batman Arkhan Asylum Apache
Civilization 4 AutoTune
Far Cry 1 Nero
Hitman Blood Money
Killing Floor
Need for Speed Carbon

Caso o msvcr71.dll esteja faltando em seu computador, a solução mais simples é baixar uma versão atualizada do .Net Framework. Para fazer isso, siga os passos:

Passo 1. Entre no site Microsoft.net (microsoft.com/net), clique em “Downloads” e, em seguida, em ".Net Framework" na barra lateral;

Programa pode ser baixado no site da Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft) Programa pode ser baixado no site da Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

Programa pode ser baixado no site da Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 2. Localize a versão mais recente do aplicativo e clique nela.

Microsoft oferece várias versões do .Net para download (Foto: Reprodução/Microsoft) Microsoft oferece várias versões do .Net para download (Foto: Reprodução/Microsoft)

Microsoft oferece várias versões do .Net para download (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 3. Selecione o idioma que quer usar no instalador e, em seguida, clique em baixar.

Instalador pode ser baixado em português (Foto: Reprodução/Microsoft) Instalador pode ser baixado em português (Foto: Reprodução/Microsoft)

Instalador pode ser baixado em português (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 4. Execute o arquivo no seu computador e siga as instruções em tela.

Aplicativo resolve problemas com falta de arquivos .DLL (Foto: Reprodução/Microsoft) Aplicativo resolve problemas com falta de arquivos .DLL (Foto: Reprodução/Microsoft)

Aplicativo resolve problemas com falta de arquivos .DLL (Foto: Reprodução/Microsoft)

Se este processo não funcionar, pode ser necessário corrigir a integridade de arquivos do sistema. Para isso, siga os passos:

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e execute o prompt de comando como administrador;

Correção do problema pode ser feita diretamente no Windows (Foto: Reprodução/Windows) Correção do problema pode ser feita diretamente no Windows (Foto: Reprodução/Windows)

Correção do problema pode ser feita diretamente no Windows (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 2. Digite o comando "sfc /scannow" (sem as aspas) e tecle enter. O processo, entretanto, pode demorar.

Comando verifica se arquivos estão com problema (Foto: Reprodução/Windows) Comando verifica se arquivos estão com problema (Foto: Reprodução/Windows)

Comando verifica se arquivos estão com problema (Foto: Reprodução/Windows)

Outras dicas

Os problemas com o msvcp71.dll podem acontecer por que ele foi movido para a lixeira, então pode ser necessário restaurá-lo. Também pode ser necessário atualizar os drivers do computador e instalar atualizações do Windows.

Via Microsoft

MAIS DO TechTudo