Problemas com compras na Google Play? Veja como resolver no Android

Passo a passo mostra como resolver erros ao comprar apps, filmes ou mais conteúdos na loja online do Google pelo celular.

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Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Está com problemas ao comprar um item na Google Play? A loja online, disponível para Android, permite baixar aplicativos e possui integração para alugar filmes, acessar revistas, músicas e até livros – utilizando a mesma conta Google. No entanto, alguns usuários podem encontrar erros ao tentar realizar a compra de conteúdo pelo celular.

As mensagens de falhas podem ter motivos diferentes: problemas no cadastro de pagamento, no perfil ou até com a conectividade do smartphone. Para ajudar, confira neste tutorial do TechTudo algumas dicas que podem resolver obstáculos ao usar o app no Android.

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Google Play Store: como resolver os principais problemas

1) Verificar informações de pagamento

Passo 1. O usuário precisa ter adicionado todas as informações de pagamento para fazer uma compra na Google Play Store. Quer conferir para saber se os dados estão salvos? Abra o aplicativo da Play Store no celular. Toque no menu lateral e selecione "Conta". Em seguida, escolha "Formas de pagamento".

Acesse as configurações de conta na Play Store pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de conta na Play Store pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de conta na Play Store pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que todos os saldos e cartões salvos na sua conta estarão no topo da lista. Caso precise editar ou excluir uma informação de pagamento, selecione "Mais config. de pagamento".

Confira se seu pagamento está adicionado e veja mais configurações na Google Play (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Confira se seu pagamento está adicionado e veja mais configurações na Google Play (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confira se seu pagamento está adicionado e veja mais configurações na Google Play (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você será encaminhado para os ajustes da conta, aberto no navegador do celular. Toque no menu lateral e selecione "Formas de pagamento".

Veja as formas de pagamento da Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Veja as formas de pagamento da Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja as formas de pagamento da Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. A lista de cartões e saldos será exibida, só que agora há dois botões: "Excluir" (para apagar o cartão caso não use mais) ou "Editar" (para alterar informações). Caso só precise conferir informações, veja se está correta a data de vencimento (apenas com dois dígitos no ano), nome (igual ao escrito no cartão) e código de segurança (CVC). Confirme em "Atualizar".

Atualize ou exclua as informações de pagamento na Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Atualize ou exclua as informações de pagamento na Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Atualize ou exclua as informações de pagamento na Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Crie um perfil de pagamento brasileiro

Passo 1. Caso na criação da conta o usuário tenha selecionado outro país, o pagamento com o cartão adicionado não será realizado, mesmo se for um internacional. Para ajustar isso, abra a Play Store e selecione no menu lateral o item de "Conta". Depois, selecione "Formas de pagamento".

Acesse as configurações de pagamento da conta na Google Play Store no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de pagamento da conta na Google Play Store no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de pagamento da conta na Google Play Store no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ao final da lista, escolha "Mais config. de Pagamento". Será aberta a tela de configurações da conta no navegador do celular. Toque no menu lateral e note que seu perfil de pagamentos é exibido logo no topo da tela. Selecione "Detalhes".

Selecione detalhes do seu perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione detalhes do seu perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione detalhes do seu perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Veja os detalhes do seu registro e confira para ver se está o "Brasil" como "País". Caso não esteja, toque no "lápis" para editar e selecione "Crie um novo perfil".

Inicie a criação de um novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Inicie a criação de um novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a criação de um novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Na tela seguinte, escolha "Continuar". Selecione o "Brasil" como país principal e confirme em "Continuar".

Adicione o Brasil como país no cadastro do novo perfil (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione o Brasil como país no cadastro do novo perfil (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione o Brasil como país no cadastro do novo perfil (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Adicione suas informações pessoais e confirme em "Enviar". Pronto, seu novo perfil vai permitir fazer pagamentos no Brasil. Agora, basta adicionar seu cartão de crédito na Google Play Store para normalizar as compras. Esse mesmo perfil de pagamento serve para alugar filmes, comprar apps, livros e todos os conteúdos da Google Play.

Adicione suas informações e envie para criar o novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione suas informações e envie para criar o novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione suas informações e envie para criar o novo perfil de pagamento na Google Play (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Forçar a parada do app e limpar dados

Passo 1. O problema pode estar em algum dos registros ou no próprio app da Google Play. Para tentar resolver, caso suas informações de pagamento e perfil estejam corretas no passo a passo anterior, abra o item de "Configurar" no Android e selecione "Aplicativos".

Acesse as configurações de aplicativo no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações de aplicativo no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de aplicativo no Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Neste exemplo, encontre a "Google Play Store" na lista e confirme em "Forçar parada".

Force a parada da Google Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Force a parada da Google Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Force a parada da Google Play Store (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, escolha "Armazenamento" e toque em "Limpar dados" e "Limpar cache". Tente abrir novamente a Play Store e realizar o pagamento. Caso você esteja tendo o problema com outro app da Google Play, como o Play Filmes ou Google Play Livros, repita esse mesmo procedimento no app específico.

Limpe os dados salvos na Google Play pelo Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Limpe os dados salvos na Google Play pelo Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Limpe os dados salvos na Google Play pelo Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Verificar conectividade no Android

Passo 1. A solução pode ser mais simples do que você imagina. A Google Play só permite fazer compras se tiver uma conexão ativa de Internet no celular, seja móvel (3G/4G) ou Wi-Fi. Então, vale conferir se o seu Android está online. Para isso, arraste para baixo a barra de notificações do smartphone duas vezes, até exibir os atalhos de conectividades.

Veja se a internet Wi-Fi está ativada (em branco) ou desligada (em cinza). Também certifique-se da ausência de algum sinal de exclamação (alertas para problemas na rede). Faça o mesmo caso esteja usando Internet móvel, garantindo que o ícone da conexão (3G/4G) esteja ativado em branco, sem sinais de alerta ou "x".

Verifique a conexão de internet no seu Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Verifique a conexão de internet no seu Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Verifique a conexão de internet no seu Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

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