Quatro dicas de WhatsApp para enviar mensagens usando a voz no Android

Quer enviar mensagens de forma prática e sem precisar usar longos áudios? Truques mostram como transcrever voz para texto no WhatsApp.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O WhatsApp, além de enviar mensagens de áudio, permite usar a voz para transcrever sons para textos de forma simples. A ferramenta é útil para situações em que não é possível digitar ou responder recados pelo celular, como quando você está dirigindo ou ocupado com outras tarefas do dia a dia, por exemplo. Assim, o usuário não precisa escrever durante a conversa, além de não precisar enviar uma gravação para seu contato.

Na versão do mensageiro para celulares Android, é possível transcrever mensagens por meio dos teclados Gboard, do Google, ou Swiftkey e pela Google Assistente. Para completar, o app Drivemode te ajuda nessa tarefa enquanto estiver no trânsito, por exemplo, pois deixa as suas mãos livres. Conheça todos os truques neste tutorial.

Vídeo mostra como usar a voz para escrever no WhatsApp para Android

Vídeo mostra como usar a voz para escrever no WhatsApp para Android

1. Transcrever pelo Gboard

Passo 1. Abra o WhatsApp e selecione uma das conversas ou grupos para enviar seu recado. Em seguida, toque no campo de digitação de texto para exibir o teclado Gboard e pressione o botão de microfone, no canto direito. Cuidado para não confundir com o microfone do próprio WhatsApp.

Encontre o contato do WhatsApp para enviar o recado e pressione o botão de microfone do Gboard (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre o contato do WhatsApp para enviar o recado e pressione o botão de microfone do Gboard (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o contato do WhatsApp para enviar o recado e pressione o botão de microfone do Gboard (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Comece a falar seu recado. O recurso do Gboard vai te ouvir sem que você precise ficar pressionando o botão. Note que seu recado de voz será transcrito em tempo real no espaço de texto do WhatsApp. Ao finalizar, basta enviar no botão de seta do mensageiro.

Envie o recado transcrito de voz para texto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Envie o recado transcrito de voz para texto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Envie o recado transcrito de voz para texto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Enviar WhatsApp pela Google Assistente

Passo 1. Ative o comando da assistente do Android por meio de voz dizendo "Ok Google". Em seguida, diga "Enviar mensagem pelo WhatsApp". Um campo de mensagem específico será aberto.

Dê o comando de voz para enviar a mensagem pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Dê o comando de voz para enviar a mensagem pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dê o comando de voz para enviar a mensagem pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Diga o nome do contato e dite sua mensagem por voz para a assistente identificar o texto. Por fim, envie tocando no ícone de seta no topo direito ou dando o comando por voz "Enviar". Sua mensagem será enviada para seu amigo.

Adicione o contato e o conteúdo da mensagem por voz na Google Assistente  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Adicione o contato e o conteúdo da mensagem por voz na Google Assistente  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione o contato e o conteúdo da mensagem por voz na Google Assistente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para facilitar no dia a dia, ou enquanto estiver dirigindo, por exemplo, você pode previamente indicar a mensagem completa logo no início do comando de voz. Por exemplo: ative com "Ok Google". Depois diga: "Enviar mensagem via WhatsApp para [nome do contato] dizendo [sua mensagem]". O sistema já vai montar o recado completo e você só precisa tocar no botão de "Enviar" ou dar esse comando para confirmar.

Se preferir, faça o comando completo na assistente do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Se preferir, faça o comando completo na assistente do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Se preferir, faça o comando completo na assistente do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Transcrever pelo Swiftkey

Passo 1. Abra no WhatsApp a conversa ou o grupo para o qual deseja enviar a mensagem. Em seguida, toque no campo de texto para abrir o teclado Swiftkey. Pressione o botão de microfone, na base esquerda da tela. Note que o recurso de digitação por voz no Android será aberto.

Pressione o botão de microfone no Swiftkey e comece a ditar seu recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Pressione o botão de microfone no Swiftkey e comece a ditar seu recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pressione o botão de microfone no Swiftkey e comece a ditar seu recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Diga seu recado e note que ele irá transcrever automaticamente para o campo de texto do WhatsApp. Agora, basta enviar usando o botão de seta tradicional do app mensageiro. Se preferir enviar outra mensagem, toque no botão de microfone em destaque na tela. Para voltar para o teclado tradicional, pressione o ícone de "X".

Após transcrever o texto, envie o recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Após transcrever o texto, envie o recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Após transcrever o texto, envie o recado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Usar o Drivemode

O interessante do aplicativo Drivemode é que ele é prático para quem dirige ou está cozinhando, por exemplo. Com ele, é possível dar comandos completos por voz sem precisar pressionar os botões na tela. O recurso é gratuito e funciona em português.

Passo 1. Baixe e instale o Drivemode no seu celular. Ao abrir o app, ele já vai iniciar o modo de direção. Assim, ao receber um novo recado via WhatsApp, o software irá perguntar se deseja ler a mensagem. Confirme por voz: "Ouvir mensagem" ou, se preferir, toque no botão verde de play. O app vai ler o recado em voz alta. Em seguida, dê o comando por voz de "Responder a Mensagem".

Toque para ouvir o recado recebido via WhatsApp e responda pelo Drivemode usando comandos de voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Toque para ouvir o recado recebido via WhatsApp e responda pelo Drivemode usando comandos de voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Toque para ouvir o recado recebido via WhatsApp e responda pelo Drivemode usando comandos de voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O Drivemode abre o identificador de voz no Android. Agora, basta falar sua mensagem normalmente que o sistema captará o texto. Quando fizer uma pausa longa, o app encaminhará para a tela de envio. Basta confirmar o recado e dar o comando "Enviar mensagem" ou, se preferir, tocar no botão de seta verde. Caso o texto esteja errado, você pode dizer o comando "Tentar Novamente" e repetir o procedimento.

Envie seu recado para o contato do WhatsApp usando a voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Envie seu recado para o contato do WhatsApp usando a voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Envie seu recado para o contato do WhatsApp usando a voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo