Saiba como bater faltas e marcar golaços em PES 2018

Aprenda os comandos e táticas para surpreender nos momentos decisivos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thomas Schulze, para o TechTudo

PES 2018 é o mais recente lançamento de futebol da Konami. Disponível para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, o simulador traz novidades nos comandos, gráficos, recursos e mais possibilidades na edição deste ano. Confira o tutorial completo e aprenda todos os passos para ser um exímio cobrador de faltas.

Passo 1. PES 2018 tornou as cobranças de falta muito mais intuitivas do que nas edições anteriores da franquia, mas nem por isso elas estão desprovidas de nuances. Como sempre, o melhor conselho é praticar bastante antes de jogar partidas competitivas sérias.

No menu inicial, navegue até a aba "extras" e então clique em "treino". Acesse a janela “Faltas” para praticar as cobranças sem a pressão de uma partida, com o luxo de poder errar várias vezes sem culpa ou vergonha;

PES 2018: comece praticando bastante no modo treino (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: comece praticando bastante no modo treino (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: comece praticando bastante no modo treino (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Passo 2. No treino ou no campo, a dinâmica é similar e a cobrança se divide em dois momentos distintos: antes e depois de apertar o botão de chute.

No pré chute, você vai escolher em qual direção a bola iria caso a trajetória fosse uma perfeita linha reta em relação à visão do jogador. Depois de apertar o botão para chutar, qualquer movimento no direcional analógico servirá apenas para botar efeito na bola, algo essencial na maioria das situações de jogo;

PES 2018: sem efeito, a bola vai em linha reta em relação à posição da câmera (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: sem efeito, a bola vai em linha reta em relação à posição da câmera (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: sem efeito, a bola vai em linha reta em relação à posição da câmera (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Passo 3. Como nas cobranças de pênalti, tome cuidado com o medidor de força, que é preenchido conforme se segura o botão de chute. Enchê-lo por completo diminui bastante a precisão do petardo e provavelmente isolará a bola em cobranças mais próximas da área.

Preocupe-se, então, em trocar força por jeito. É muito mais difícil para o goleiro rival pegar um chute lento, mas bem colocado no ângulo, do que um forte chute rasteiro, moleza para a inteligência artificial;

PES 2018: não leve a barra de força muito além de 75% cheia (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: não leve a barra de força muito além de 75% cheia (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: não leve a barra de força muito além de 75% cheia (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Passo 4. Para tirar a bola da barreira, primeiro posicione a linha reta do chute de forma que ela fique alinhada com o último homem à esquerda ou direita do bloqueio e só então comece a carregar o seu chute.

Quando o jogador começar a correr para a cobrança, segure o direcional na direção oposta à da barreira para que a bola saia em forma de arco e engane a todos;

PES 2018: quando a corrida do cobrador começar, segure o direcional para dar efeito na bola (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: quando a corrida do cobrador começar, segure o direcional para dar efeito na bola (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: quando a corrida do cobrador começar, segure o direcional para dar efeito na bola (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Quando se especializar nas cobranças normais, você também poderá variar um pouco seu repertório com jogadas ensaiadas, desarmando a zaga rival. Poucos jogadores estão preparados para isso, então vale a pena treinar.

Ao apertar L1 no PlayStation ou LB no Xbox, pressione o direcional para baixo. Isso irá chamar um segundo batedor. A seguir, segure L2 ou LT para só então chutar. Com isso, o primeiro batedor vai ficar parado enquanto o segundo aparece como elemento surpresa;

PES 2018: jogadas ensaiadas também são uma boa opção (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: jogadas ensaiadas também são uma boa opção (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: jogadas ensaiadas também são uma boa opção (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Passo 6. Depois de chamar o segundo batedor, como no passo 5, também é possível fazer uma finta interessante. Quando você apertar o botão de chute, imediatamente depois pressione o botão de passe.

Com isso, o primeiro batedor vai correr em direção à bola, mas o chute ficará com o seu companheiro, que pode efetuar o disparo assim que notar a defesa rival mais exposta.

PES 2018: fintas são uma alternativa na hora da cobrança (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: fintas são uma alternativa na hora da cobrança (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: fintas são uma alternativa na hora da cobrança (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Ler bem as situações e escolher o melhor ângulo é o que diferencia os grandes jogadores de PES dos amadores. Com domínio dos controles, após algumas horas de jogo você estará batendo faltas tão bem quanto Messi e Cristiano Ronaldo!

PES 2018: veja dicas para bater faltas tão bem quanto Cristiano Ronaldo e Messi! (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) PES 2018: veja dicas para bater faltas tão bem quanto Cristiano Ronaldo e Messi! (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

PES 2018: veja dicas para bater faltas tão bem quanto Cristiano Ronaldo e Messi! (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

O que você espera de PES 2018? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo