Por Paulo Alves, Para o TechTudo


Celulares da Samsung vêm com uma ferramenta nativa que visa melhorar o desempenho do Galaxy depois de um tempo de uso. O recurso, chamado de manutenção do aparelho, analisa e elimina arquivos inúteis da memória e do armazenamento – o que dispensa o download de apps extras de otimização disponíveis na Google Play Store.

Ao mesmo tempo, a promessa é de mais eficiência por se tratar de uma função de fábrica. A funcionalidade está disponível em telefones da linha Galaxy, como Galaxy S7 e S8, que têm o software Samsung Experience atualizado com Android 6 (Marshmallow) e 7 (Nougat).

Mais dicas para Android: veja cinco opções para ganhar mais espaço no celular

Mais dicas para Android: veja cinco opções para ganhar mais espaço no celular

Passo 1. Acesse as configurações do smartphone Galaxy e selecione o item “Manutenção do aparelho”. Automaticamente, o software começa a analisar o seu dispositivo e dá uma nota de desempenho. Toque em “Corrigir” para começar a otimizar.

Acesse a manutenção do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse a manutenção do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a manutenção do celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Aos poucos, o recurso fecha apps em segundo plano para liberar RAM, apaga arquivos inúteis do armazenamento, e detecta apps usando muita bateria. Além disso, a ferramenta faz uma varredura por malwares e outras falhas em apps. Ao final, a ideia é deixar a nota no máximo, ou seja, em 100.

Aguarde o fim da otimização — Foto: Reprodução/Paulo Alves Aguarde o fim da otimização — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Aguarde o fim da otimização — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Também é possível fazer ajustes manuais só em itens que precisam de atenção. Em armazenamento, por exemplo, o usuário pode ter uma visão geral de ocupação da memória por documentos, imagens, vídeos e outros itens, e apagar o que for desnecessário.

Analise arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Analise arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Analise arquivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Em "Memória", é possível remover lixo eletrônico para melhorar o rendimento do aparelho em multitarefas.

Limpe a memória RAM manualmente — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe a memória RAM manualmente — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe a memória RAM manualmente — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Se mesmo assim a velocidade do celular não for ideal para rodar jogos pesados, por exemplo, é possível ativar o modo “Jogo” em “Modo desempenho”.

Ative o modo de jogo — Foto: Reprodução/Paulo Alves Ative o modo de jogo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Ative o modo de jogo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Os recursos da ferramenta de manutenção estão disponíveis para smartphones e tablets da Samsung lançados entre 2016 e 2017. Eles devem rodar a versão mais recente do sistema Samsung Experience, disponível para Android 6.0 ou 7.0, dependendo do modelo. Alguns aparelhos que contam com a função são: Galaxy S8 e S8+; Galaxy S7 e S7 Edge; Galaxy A7 2017; Galaxy A5 2017; Galaxy J7 Neo; Galaxy J5 Pro; e Galaxy Tab S3.

Seu Samsung Galaxy está lento? Use a manutenção do celular para acelerar — Foto: Paulo Alves/TechTudo Seu Samsung Galaxy está lento? Use a manutenção do celular para acelerar — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Seu Samsung Galaxy está lento? Use a manutenção do celular para acelerar — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Vale a pena esperar pelo Galaxy Note 8? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo