WhatsApp: recursos exclusivos e texto no status são destaques em agosto

Mensageiro também saiu do ar e se prepara para lançar contas verificadas. Veja todas as novidades do mês passado sobre o WhatsApp.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil e está sempre recebendo novos recursos. No mês de agosto, os destaques do aplicativo foram as dicas exclusivas do app para celulares Android e iPhone (iOS) e a nova publicação de texto com fundo colorido no status. Até mesmo uma corrente falsa que promete recuperar fotos do aposentado Orkut aparece na lista.

Além disso, um app para escrever de forma invisível (sem o indicador de online) no bate-papo com amigos fez sucesso. O mensageiro também oferece a possibilidade de criar uma conversa sem precisar salvar o número no celular. Para completar, no último dia do mês, o WhatsApp sofreu uma instabilidade no mundo todo e diversos usuários ficaram sem conseguir enviar mensagens. Confira todos os destaques do aplicativo no mês de agosto e fique por dentro das novidades.

Veja os destaques do WhatsApp no mês de agosto (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) Veja os destaques do WhatsApp no mês de agosto (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Veja os destaques do WhatsApp no mês de agosto (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1. Recursos do WhatsApp exclusivos da versão para iPhone

O WhatsApp para iPhone (iOS) apresenta recursos exclusivos. Nesta versão, é possível aplicar filtros nas imagens, melhorar fotos noturnas e até gerenciar de forma rápida todas as mídias de um grupo no mensageiro. Para aproveitar as vantagens do 3D Touch, o app oferece atalhos inteligentes que permitem compartilhar itens, ver mensagens marcadas, acessar a câmera, abrir nova conversa ou fazer uma busca no app. Para completar, a integração com a assistente Siri permite ler e responder mensagens pelo iPhone sem tocar na tela.

Foto noturna é um dos recursos do WhatsApp exclusivos para iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes) Foto noturna é um dos recursos do WhatsApp exclusivos para iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Foto noturna é um dos recursos do WhatsApp exclusivos para iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

2. WhatsApp fora do ar

No último dia do mês de agosto, o WhatsApp passou por uma instabilidade e ficou fora do ar para diversas pessoas no mundo todo. Os usuários começaram a perceber problemas no envio e recebimento de mensagens no início da tarde e relataram as falhas no Twitter. Além disso, ferramentas que monitoram o funcionamento de sites indicavam falhas no aplicativo. A empresa não informou o motivo da queda, mas não demorou para corrigir a instabilidade.

WhatsApp parou de funcionar? Vídeo mostra possíveis causas e soluções

WhatsApp parou de funcionar? Vídeo mostra possíveis causas e soluções

3. Publicar texto no WhatsApp Status

A atualização de destaque em agosto está na publicação de textos com fundo colorido no status do WhatsApp. A função está disponível para smartphones Android e iPhone (iOS) e o usuário não precisa ter uma foto específica para fazer o post instantâneo. Basta selecionar a cor de fundo, adicionar um texto personalizado e publicar para seus amigos no mensageiro. Ainda é possível ajustar a fonte (estilo da letra) e adicionar emojis divertidos. Para acessar o recurso, é necessário ter a versão mais recente do WhatsApp.

Inserção de emojis e alteração do texto no status do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Inserção de emojis e alteração do texto no status do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Inserção de emojis e alteração do texto no status do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Vídeo mostra como usar a função status do WhatsApp

Vídeo mostra como usar a função status do WhatsApp

4. Contas verificadas para empresas

O WhatsApp está começando a implementar as contas verificadas para empresas. A ação, que já acontece no Facebook e Instagram, mostra um selo de que o perfil é original da companhia. Nessas conversas, não será possível apagar o histórico de mensagens, para garantir a segurança em ambas partes, e o usuário poderá bloquear contatos comerciais no app. O selo verde ainda não está disponível na versão beta do app para os estabelecimentos. Por enquanto, resta aguardar a liberação total da novidade.

WhatsApp anuncia contas empresariais verificadas (Foto: Reprodução/WhatsApp) WhatsApp anuncia contas empresariais verificadas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

WhatsApp anuncia contas empresariais verificadas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

5. Formatação de texto no WhatsApp para iPhone

A atualização do WhatsApp para iPhone para a versão 2.17.51 permite que o usuário escreva textos em negrito, itálico e riscado de forma mais fácil. A personalização, que serve para destacar e estilizar os recados no bate-papo, agora pode ser feita sem ter que adicionar a palavra entre códigos. O processo é bem simples: basta selecionar o conteúdo e aplicar as mudanças que preferir, selecionando no menu flutuante na tela. É possível alterar apenas trechos do texto ou o conteúdo completo, de forma semelhante ao Android.

WhatsApp para iPhone tem formatação fácil de mensagens (Foto: Reprodução/Karen Malek) WhatsApp para iPhone tem formatação fácil de mensagens (Foto: Reprodução/Karen Malek)

WhatsApp para iPhone tem formatação fácil de mensagens (Foto: Reprodução/Karen Malek)

6. Recursos do WhatsApp exclusivos para Android

O WhatsApp para Android também oferece recursos exclusivos para os usuários. É possível gravar áudios sem precisar ficar pressionando o botão de microfone do app, até mesmo em segundo plano. Além disso, você pode usar a tecla enter do teclado para enviar mensagens, de forma rápida, e até alterar a cor da luz LED das notificações e tamanho da fonte do texto no smartphone.

Gravação de áudio no WhatsApp para Android sem as mãos (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Gravação de áudio no WhatsApp para Android sem as mãos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Gravação de áudio no WhatsApp para Android sem as mãos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

7. Escrever de modo invisível no WhatsApp

Um truque permite enviar textos de modo invisível no WhatsApp pelo celular. O Flychat, aplicativo gratuito para Android, cria um atalho flutuante com as conversas do mensageiro, para acesso rápido, como se fosse o Messenger. O destaque, no entanto, está na sua capacidade de "burlar" o indicador de online na conversa. Dessa forma, nenhum amigo curioso vai saber quando você visualizar ou estiver digitando um novo recado.

Flychat permite ficar invisível no WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo) Flychat permite ficar invisível no WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Flychat permite ficar invisível no WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Vídeos mostra como esconder o status Online no WhatsApp

Vídeos mostra como esconder o status Online no WhatsApp

8. Corrente falsa no WhatsApp promete recuperar fotos do Orkut

Uma notícia para deixar os usuários em alerta também surgiu no mês de agosto. Uma corrente falsa enviada por mensagens do WhatsApp promete recuperar fotos do Orkut, rede social que teve o conteúdo completamente apagado pelo Google em 2016. O recado malicioso dizia que havia sido liberado o perfil na antiga rede, mas na verdade se tratava de um golpe. A ação, detectada pelo Kaspersky Lab no Brasil, tem como intuito a instalação de apps e fazer assinaturas de serviços SMS indevidamente. Vale ficar de olho nos recados.

Falso site Orkute promete desbloquear perfis do Orkut por tempo limitado (Foto: Reprodução/ Melissa Cruz Cossetti) Falso site Orkute promete desbloquear perfis do Orkut por tempo limitado (Foto: Reprodução/ Melissa Cruz Cossetti)

Falso site Orkute promete desbloquear perfis do Orkut por tempo limitado (Foto: Reprodução/ Melissa Cruz Cossetti)

9. Criar conversas no WhatsApp sem adicionar número aos contatos

Outra função curiosa e prática é a criação de uma conversa via WhatsApp sem precisar salvar o número nos contatos do celular. O truque funciona por meio do app gratuito e em português MySelf on WhatsApp ou pelo site no navegador do smartphone. Basta adicionar o número da pessoa que deseja criar a conversa e pressionar um botão na tela. A ação é direcionada para o app oficial do WhatsApp, no qual é possível continuar o bate-papo. Esse recurso também pode ser utilizado para criar uma conversa com seu próprio celular, ideal para guardar notas e compartilhar itens pessoais para acesso rápido via mensageiro.

MySelf on WhatsApp permite criar conversas sem salvar o número no celular (Foto: Helito Bijora/TechTudo) MySelf on WhatsApp permite criar conversas sem salvar o número no celular (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

MySelf on WhatsApp permite criar conversas sem salvar o número no celular (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

10. Dicas para organizar as conversas no WhatsApp

Outro destaque do mês de agosto foi as dicas para organizar conversas do WhatsApp no celular. Pelo aplicativo, é possível fixar um bate-papo importante no topo da lista, para não perder tempo rolando a tela entre vários contatos. Além disso, o usuário pode criar atalhos das conversas para abrir rapidamente na tela inicial do celular. Para completar, o mensageiro permite fazer uma busca rápida por nomes de amigos e até utilizando palavras-chave nas conversas.

Encontre rapidamente a conversa no WhatsApp ou remova do topo para manter app organizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Encontre rapidamente a conversa no WhatsApp ou remova do topo para manter app organizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre rapidamente a conversa no WhatsApp ou remova do topo para manter app organizado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

11. WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil

Sabia que o WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil? Essa notícia ganhou destaque em agosto no levantamento exclusivo do grupo Ibope em território nacional. O mensageiro está em 91% dos smartphones, deixando para trás até o popular Facebook, que surge em segundo lugar. Para completar a lista estão o Instagram (3º), Messenger (4º) e Twitter (5º). Vale destacar que todas as quatro colocações principais fazem parte do portfólio de Mark Zuckerberg.

WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

12. Envio de gravações do iPhone pelo WhatsApp

Para finalizar a lista, o WhatsApp para iPhone permite enviar gravações para um contato usando um recurso nativo no smartphone. Dessa forma, o usuário pode enviar gravações de voz que já estão salvas no iPhone para seus chats. O destaque é que não é necessário baixar apps extras, nem ficar pressionando o botão de gravação do WhatsApp. Basta abrir o Gravador do iPhone e compartilhar o novo áudio. O conteúdo poderá ser ouvido na íntegra via bate-papo.

Envie áudios gravados no iPhone via Whatsapp (Foto: Reprodução/Karen Malek) Envie áudios gravados no iPhone via Whatsapp (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Envie áudios gravados no iPhone via Whatsapp (Foto: Reprodução/Karen Malek)

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo