A loja do Windows 10 reúne apps, jogos, filmes e músicas para baixar no computador, mas pode apresentar travamentos incômodos que impedem seu uso. Sem motivo aparente, o aplicativo da Windows Store pode não carregar o conteúdo ou sequer abrir no PC, impedindo o download de programas seguros e verificados pela Microsoft. Algumas das falhas podem ser resolvidas com medidas simples. Veja quatro dicas para resolver eventuais erros na loja oficial do Windows.
Antes de continuar, é importante se certificar que o Windows 10 está atualizado e que os drivers da sua placa de vídeo são os mais recentes.
Windows Store — Foto: Reprodução/Elson de Souza
1. Limpe o cache
A providência mais simples remove arquivos acumulados no app da Windows Store ao longo do tempo. Veja como limpar o cache do app:
Passo 1. Abra o menu Iniciar e digite “Executar”. Clique para abrir a ferramenta;
Abra o Executar — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Digite o comando abaixo e tecle ''Enter'':
wsreset
Limpe o cache da Windows Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves
2. Desabilite o proxy
Caso a limpeza de cache não resolva, verifique se não há algum proxy ativado nas configurações e Internet.
Passo 1. Acesse as configurações do Windows e clique no item “Rede e internet”;
Acesse as opções de internet — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. No menu lateral, role até o final em “Proxy” e desative a chave ao lado de “Usar um servidor proxy”.
Desative o proxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves
3. Resete o aplicativo
Outra opção para tentar resolver o problema é restaurando o app da Windows Store para as configurações originais. Para isso, siga o passo a passo.
Passo 1. Nas configurações do PC, acesse a opção “Apps”;
Acesse as opções de aplicativos do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Busque pela loja do Windows e clique para expandir. Em seguida, clique em “Opções avançadas”;
Abra a janela de configurações do app — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 3. Na janela de opções do app, selecione a opção “Restaurar”.
Restaure o aplicativo — Foto: Reprodução/Paulo Alves
4. Faça um novo registro do aplicativo
Outra alternativa, caso as demais tenham falhado, é registrar o aplicativo da loja mais uma vez no seu computador. O procedimento é feito por meio de um código no Prompt de Comando (cmd).
Passo 1. Abra o menu Iniciar e digite “cmd”. No Prompt de Comando, clique com o botão direito do mouse e selecione “Executar como administrador”;
Execute o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Na janela do prompt, digite o seguinte comando e tecle ''Enter'' para executar a operação:
PowerShell -ExecutionPolicy Unrestricted -Command "& {$manifest = (Get-AppxPackage Microsoft.WindowsStore).InstallLocation + '\AppxManifest.xml' ; Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register $manifest}"
Registre a Windows Store novamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Ao fim do processo, reinicie o computador e tente reabrir a Windows Store para checar se o funcionamento voltou ao normal.