Por Paulo Alves, Para o TechTudo


A loja do Windows 10 reúne apps, jogos, filmes e músicas para baixar no computador, mas pode apresentar travamentos incômodos que impedem seu uso. Sem motivo aparente, o aplicativo da Windows Store pode não carregar o conteúdo ou sequer abrir no PC, impedindo o download de programas seguros e verificados pela Microsoft. Algumas das falhas podem ser resolvidas com medidas simples. Veja quatro dicas para resolver eventuais erros na loja oficial do Windows.

Antes de continuar, é importante se certificar que o Windows 10 está atualizado e que os drivers da sua placa de vídeo são os mais recentes.

Windows Store — Foto: Reprodução/Elson de Souza Windows Store — Foto: Reprodução/Elson de Souza

Windows Store — Foto: Reprodução/Elson de Souza

1. Limpe o cache

A providência mais simples remove arquivos acumulados no app da Windows Store ao longo do tempo. Veja como limpar o cache do app:

Passo 1. Abra o menu Iniciar e digite “Executar”. Clique para abrir a ferramenta;

Abra o Executar — Foto: Reprodução/Paulo Alves Abra o Executar — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Abra o Executar — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Digite o comando abaixo e tecle ''Enter'':

wsreset

Limpe o cache da Windows Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves Limpe o cache da Windows Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpe o cache da Windows Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Desabilite o proxy

Caso a limpeza de cache não resolva, verifique se não há algum proxy ativado nas configurações e Internet.

Passo 1. Acesse as configurações do Windows e clique no item “Rede e internet”;

Acesse as opções de internet — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as opções de internet — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as opções de internet — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. No menu lateral, role até o final em “Proxy” e desative a chave ao lado de “Usar um servidor proxy”.

Desative o proxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves Desative o proxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Desative o proxy — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Resete o aplicativo

Outra opção para tentar resolver o problema é restaurando o app da Windows Store para as configurações originais. Para isso, siga o passo a passo.

Passo 1. Nas configurações do PC, acesse a opção “Apps”;

Acesse as opções de aplicativos do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse as opções de aplicativos do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse as opções de aplicativos do PC — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Busque pela loja do Windows e clique para expandir. Em seguida, clique em “Opções avançadas”;

Abra a janela de configurações do app — Foto: Reprodução/Paulo Alves Abra a janela de configurações do app — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Abra a janela de configurações do app — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Na janela de opções do app, selecione a opção “Restaurar”.

Restaure o aplicativo — Foto: Reprodução/Paulo Alves Restaure o aplicativo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Restaure o aplicativo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Faça um novo registro do aplicativo

Outra alternativa, caso as demais tenham falhado, é registrar o aplicativo da loja mais uma vez no seu computador. O procedimento é feito por meio de um código no Prompt de Comando (cmd).

Passo 1. Abra o menu Iniciar e digite “cmd”. No Prompt de Comando, clique com o botão direito do mouse e selecione “Executar como administrador”;

Execute o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Paulo Alves Execute o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Execute o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Na janela do prompt, digite o seguinte comando e tecle ''Enter'' para executar a operação:

PowerShell -ExecutionPolicy Unrestricted -Command "& {$manifest = (Get-AppxPackage Microsoft.WindowsStore).InstallLocation + '\AppxManifest.xml' ; Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register $manifest}"

Registre a Windows Store novamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves Registre a Windows Store novamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Registre a Windows Store novamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Ao fim do processo, reinicie o computador e tente reabrir a Windows Store para checar se o funcionamento voltou ao normal.

MAIS DO TechTudo