Por Helito Bijora, para o TechTudo


O iPhone e iPad agora permitem converter páginas web para PDF. O iOS 11 estreou o recurso de conversão de páginas da Internet em arquivos PDF, inclusive com a possibilidade de fazer anotações no celular ou tablet. A função é ideal para fazer marcações rapidamente no smartphone e enviar por e-mail ou apps de bate-papo, como o WhatsApp, por exemplo.

Confira, no tutorial a seguir, como usar a novidade no telefone da Apple. Vale lembrar que a opção está disponível para os aparelhos compatíveis com o iOS 11 – lançados a partir de 2013, com exceção do iPhone 5C.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

Passo 1. Abra o Safari e acesse a página que você quer converter em PDF. Em seguida, toque sobre o botão de compartilhamento e, no menu que aparece, toque em "Criar PDF".

Criando PDF de uma página da web no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora Criando PDF de uma página da web no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Criando PDF de uma página da web no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Toque sobre o ícone no canto superior direito para ativar as ferramentas de marcação. Use as opções na parte inferior da tela para fazer as anotações desejadas.

Inserindo marcações no PDF no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora Inserindo marcações no PDF no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Inserindo marcações no PDF no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Quando terminar, clique novamente no ícone no canto superior direito da tela para fechar as ferramentas de marcação. Por fim, use o botão de compartilhamento, no canto inferior esquerdo, para enviar o PDF por e-mail, WhatsApp, salvá-lo nos seus arquivos ou no Dropbox.

Compartilhando arquivo PDF marcado no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora Compartilhando arquivo PDF marcado no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Compartilhando arquivo PDF marcado no iPhone com iOS 11 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pronto! Aproveite as dicas para criar arquivos PDF e fazer marcações em páginas da web pelo iPhone ou iPad no iOS 11.

MAIS DO TechTudo