Como desativar download automático de arquivos no navegador

Veja como impedir downloads automáticos em sites para navegar na Internet de forma mais segura.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Barbara Mannara, para o TechTudo

Desativar o download automático de arquivos indesejados no browser é uma medida importante para navegar de forma mais segura na Internet. Alguns sites e serviços, para atingir o público de forma mais assertiva e vender publicidade, se aproveitam de arquivos baixáveis, rastreadores, entre outros recursos. Além disso, essa estratégia pode representar um risco para a segurança dos internautas, já que podem ser baixados arquivos com algum tipo de malware.

Para evitar que isso aconteça, é possível forçar o navegador a perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer um download. Dessa forma, você sempre estará ciente de que algo está sendo baixado. O recurso pode ser ativado nos browsers mais populares como Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Internet Explorer, Microsoft Edge e Safari. Veja como fazer isso.

 Veja como desativar download automático de arquivo indesejado no browser (Foto:  Reprodução/TechTudo)  Veja como desativar download automático de arquivo indesejado no browser (Foto:  Reprodução/TechTudo)

Veja como desativar download automático de arquivo indesejado no browser (Foto: Reprodução/TechTudo)

Google Chrome

Passo 1. Pressione o menu lateral indicado por "três pontos" e selecione "Configurações";

Selecione as configurações do Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione as configurações do Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione as configurações do Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Role a tela até o final para acessar as configurações avançadas e encontre o item "Downloads". Ative a chave ao lado de "Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download".

Marque para perguntar antes de fazer o download no Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Marque para perguntar antes de fazer o download no Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque para perguntar antes de fazer o download no Chrome (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mozilla Firefox

Passo 1. Abra o menu lateral indicado por três traços e selecione "Opções";

Acesse as opções do Firefox pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as opções do Firefox pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as opções do Firefox pelo PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba lateral de "Geral" role a tela para encontrar o item de "Arquivos e aplicativos". Marque o item "Sempre perguntar onde salvar arquivos".

Marque para sempre perguntar onde salvar os arquivos antes do download no Firefox (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Marque para sempre perguntar onde salvar os arquivos antes do download no Firefox (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque para sempre perguntar onde salvar os arquivos antes do download no Firefox (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Opera

Passo 1. Selecione o menu do Opera no topo esquerdo e clique em "Configurações";

Acesse as configurações do Opera no PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações do Opera no PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações do Opera no PC (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora no menu de "Básico", dentro das configurações, encontre a categoria de "Downloads" e, em seguida, marque a caixa de texto ao lado de "Perguntar onde cada arquivo deve ser salvo antes de baixar".

Marque para sempre perguntar antes de salvar arquivos no Opera pelo computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Marque para sempre perguntar antes de salvar arquivos no Opera pelo computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque para sempre perguntar antes de salvar arquivos no Opera pelo computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Microsoft Edge

Passo 1. Clique no menu lateral, localizado no topo direito e selecione "Configurações";

Selecione as configurações no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Selecione as configurações no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione as configurações no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Role a tela lateral até o final e clique em "Configurações avançadas";

Acesse as configurações avançadas no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse as configurações avançadas no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações avançadas no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Encontre a categoria de "Download" e ative a chave em "Perguntar o que fazer em cada download".

Marque para sempre perguntar o que fazer em cada download no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Marque para sempre perguntar o que fazer em cada download no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque para sempre perguntar o que fazer em cada download no Microsoft Edge (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Internet Explorer

Passo 1. Por padrão, o Internet Explorer sempre pergunta antes de fazer o download de um arquivo. Note que é exibida uma barra na base da tela. Assim, o usuário controla melhor qual conteúdo é salvo no computador.

Internet Explorer solicita permissão para salvar ou abrir arquivo no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Internet Explorer solicita permissão para salvar ou abrir arquivo no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Internet Explorer solicita permissão para salvar ou abrir arquivo no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Safari

Passo 1. Abra o menu lateral no topo direito e selecione "Preferências";

Abra as preferências do Safari no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra as preferências do Safari no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra as preferências do Safari no computador (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba "Geral" marque a caixa de texto em "Sempre avisar antes de transferir".

Marque para sempre avisar antes de transferir no Safari (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Marque para sempre avisar antes de transferir no Safari (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque para sempre avisar antes de transferir no Safari (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

MAIS DO TechTudo