Como gravar e compartilhar seu gameplay no Nintendo Switch

Aprenda a fazer o upload de seus melhores momentos no tutorial ilustrado

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thomas Schulze, para o TechTudo

Nintendo Switch é o novo console da Nintendo, mistura de portátil com videogame de mesa. Após a atualização automática para o firmware 4.00, o sistema permite gravar vídeos da jogabilidade a qualquer momento. Aprenda como fazer isso e divulgar seu próprio gameplay em nosso tutorial completo passo a passo.

Passo 1. Em sua versão de fábrica, o botão de captura no joystick do Nintendo Switch servia apenas para tirar fotos durante o jogo. Ao conectar seu console à internet, no entanto, será baixada automaticamente a atualização 4.00, que cria novas funções.

Nintendo Switch: faça a captura segurando o botão destacado por um segundo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Nintendo Switch: faça a captura segurando o botão destacado por um segundo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Nintendo Switch: faça a captura segurando o botão destacado por um segundo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Após a sua instalação, já é possível usar o mesmo botão para capturar até 30 segundos de gameplay do console. Basta segurar o botão indicado no imagem acima por cerca de um segundo para começar o processo de gravação;

Passo 2. Após concluir uma ou mais gravações, aperte o botão home no seu Joy Con ou Pro Controller e volte ao menu inicial do console.

Nintendo Switch: clique no seu álbum para fazer o upload e editar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Nintendo Switch: clique no seu álbum para fazer o upload e editar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Nintendo Switch: clique no seu álbum para fazer o upload e editar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Lá, procure pelo ícone do álbum na parte inferior da tela, e clique nele, como demonstrado na imagem acima;

Passo 3. Navegue entre todas as suas fotos e vídeos até encontrar o item que deseja compartilhar com seus amigos. Então, clique em seu ícone e confirme a escolha apertando o botão A no controle.

Nintendo Switch: na parte de baixo da tela ficam os botões de postagem e edição (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Nintendo Switch: na parte de baixo da tela ficam os botões de postagem e edição (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Nintendo Switch: na parte de baixo da tela ficam os botões de postagem e edição (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Na janela seguinte, pressione o botão "post" (postar) ou “editing and posting” (editar e postar), situado no canto inferior da tela, para enviar o vídeo para a internet;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 4. Você sempre pode editar o seu vídeo caso queira compartilhar menos de 30 segundos de material. Basta selecionar “Trim” (Recortar), e então usar o direcional analógico para arrastar os marcadores de começo e fim do vídeo para a direita e esquerda na linha do tempo;

Nintendo Switch: clique no grande botão de Post para enviar o arquivo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Nintendo Switch: clique no grande botão de Post para enviar o arquivo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Nintendo Switch: clique no grande botão de Post para enviar o arquivo (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Passo 5. Quanto terminar, clique em “Post” (Postar) e, finalmente, decida entre postar o material em seu Twitter ou Facebook, as únicas redes sociais compatíveis até o momento. Só é preciso vincular o seu login e senha uma vez para que todas as postagens subsequentes sejam realizadas automaticamente.

Mas fique atento, até uma nova atualização, só é possível gravar vídeos dos jogos The Legend of Zelda Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe, ARMS e Splatoon 2. A lista de games compatíveis será ampliada em futuras atualizações.

Nintendo Switch: ao fim do processo, sua imagem estará no twitter e/ou facebook (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) Nintendo Switch: ao fim do processo, sua imagem estará no twitter e/ou facebook (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Nintendo Switch: ao fim do processo, sua imagem estará no twitter e/ou facebook (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Você gostou do anúncio do Nintendo Switch? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo