Por Barbara Mannara, para o TechTudo


Usuários do app 99 podem reportar uma cobrança indevida ou fazer reclamações sobre um motorista nas modalidades 99POP ou 99Taxis. Para garantir a segurança e reembolso do cliente em caso de problemas na viagem, o aplicativo oferece uma opção para entrar em contato com a central de atendimento de forma rápida. Todas as informações são avaliadas internamente e o serviço envia uma resposta por e-mail.

Além disso, é possível enviar comentários e avaliações sobre o motorista pelo smartphone, sem que apareça diretamente para o condutor, caso esteja insatisfeito com o resultado da corrida. Descubra como usar os recursos do app de corridas rival do Uber e Cabify.

99POP: saiba tudo sobre o serviço

99POP: saiba tudo sobre o serviço

Como reclamar do motorista em comentários

Segundo o site de ajuda do app 99, esses comentários não são compartilhados diretamente com o motorista. Então, caso tenha problemas na corrida, é possível avaliar o o condutor com poucas estrelas e ainda deixar um comentário sobre o problema para alertar a empresa.

Passo 1. Abra o app e selecione o menu lateral, no topo esquerdo. Toque em "Histórico de corridas".

Acesse o histórico de corridas do app 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara Acesse o histórico de corridas do app 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Acesse o histórico de corridas do app 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Escolha a corrida com a qual teve o problema. Em seguida, em "Informações do motorista", adicione o número de estrelas (até 5 para melhor serviço) e escreva um comentário, pressionando o círculo com o símbolo de "check" para enviar.

Avalie e mande um comentário sobre o motorista no app da 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara Avalie e mande um comentário sobre o motorista no app da 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Avalie e mande um comentário sobre o motorista no app da 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Como reclamar do preço errado de uma corrida

Passo 1. A 99 oferece um serviço de "fale conosco" caso tenha problemas com o preço da corrida ou cobranças indevidas. Para acessar, abra o menu na lateral esquerda do app e selecione "Ajuda". Para falar diretamente com a 99, selecione "Canais de atendimento" na seção "Contato" com a 99.

Abra os canais de atendimento em ajuda no 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara Abra os canais de atendimento em ajuda no 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Abra os canais de atendimento em ajuda no 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Passo 2. Confirme em "Enviar uma solicitação". Também são apresentados telefones para contato, caso prefira. Será aberta uma tela para o envio da solicitação para problemas. Digite seu endereço de e-mail para o retorno do contato, assunto e descreva o melhor que puder o ocorrido.

Passo 3. Por fim, adicione o telefone cadastrado na 99 (celular), selecione a categoria do problema (o item "Ajuda com uma viagem específica" mostra tópicos sobre cobranças). Se preferir, também é possível reclamar por lá sobre motoristas ou viagem.

Envie sua reclamação sobre a cobrança indevida no app do 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara Envie sua reclamação sobre a cobrança indevida no app do 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Envie sua reclamação sobre a cobrança indevida no app do 99 — Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara

É importante que a solicitação contenha: seu número de celular, data e horário da corrida origem e destino da corrida. Esses dados podem ser encontrados no Histórico de corridas, mostrado no passo a passo anterior. Adicione em anexo as imagens para comprovar o erro e confirme em "Enviar".

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo