Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Mi Box é um set-top box da Xiaomi que roda Android TV e, por isso, conta com alguns dos mesmos recursos presentes no Android convencional para celulares. Um deles é o print de tela, função que captura o que aparece na TV e salva em uma imagem PNG na memória do aparelho. Assim como em smartphones com o sistema do Google, o procedimento é feito por meio de botões físicos, nesse caso do controle remoto. Aprenda no tutorial como tirar screenshot no aparelho.

Passo 1. Com o controle remoto em mãos, localize os botões liga/desliga e volume para baixo;

Use os botões de ligar e volume para tirar print no Xiaomi Mi Box — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 2. Pressione os botões simultaneamente para ver uma animação que indica a captura de tela. Tire quantos prints desejar em sequência.

Animação na tela indica captura de print no Xiaomi Mi Box — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Como obter o print

O print é salvo automaticamente na memória do Mi Box, mas o aparelho não vem com um gerenciador de arquivos nativo para acessar a imagem. Uma alternativa é usar um aplicativo baixado da Play Store diretamente no Android TV.

Passo 1. Baixe e instale o app ES File Explorer e navegue pelo menu lateral até a opção “Gestor remoto”. Na janela ao lado clique no botão “Ligar”;

Use o ES File Explorer para obter os prints no Android TV — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Anote o endereço exibido na tela e acesse-o em um navegador no desktop ou no celular. Não é preciso de senha para abrir;

Acesse o endereço mostrado na tela no PC ou celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Navegue até a pasta Pictures > Screenshots para obter uma lista com todos os prints tirados no Mi Box. Toque para abrir ou arraste para a área de trabalho para copiar.

Acesse seus prints do Xiaomi Mi Box no desktop ou smartphone — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mais do TechTudo