Como transferir fotos, vídeos e arquivos do iPhone para o PC

Passo a passo funciona no Wi-Fi do Windows e do Mac. Usuário precisa instalar o app grátis AirDroid.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O AirDroid é uma ferramenta que permite transferir arquivos e informações entre o computador e o celular sem usar cabos. O aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Entretanto, por conta da natureza mais fechada do sistema da Apple, o app não é tão completo quanto a versão para a plataforma do Google.

A grande vantagem, no entanto, permanece: é possível baixar e enviar fotos, vídeos e arquivos sem instalar nada no PC. Basta usar o navegador para acessar uma página específica do AirDroid, o que torna a ferramenta compatível com qualquer sistema operacional – Windows, macOS e até mesmo Linux. Confira as dicas e aprenda a usá-la no iPhone.

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

Passo 1. Instale o AirDroid no seu celular. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, será necessário permitir que ele acesse as suas fotos e envie notificações. Para isso, basta pressionar "OK" e "Permitir".

Permita que o AirDroid envie notificações e acesse as suas fotos no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permita que o AirDroid envie notificações e acesse as suas fotos no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Permita que o AirDroid envie notificações e acesse as suas fotos no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, toque em "Skip", no canto superior direito da tela. Agora, na aba "My devices", selecione "AirDroid Web". Vale lembrar que o computador e o seu celular devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi.

Ativando o compartilhamento pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o compartilhamento pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o compartilhamento pela rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. No computador, acesse o site web.airdroid.com e, no smartphone, toque em "Scan QR code" para escanear o código QR que aparece na tela do PC. Antes, porém, é necessário dar "OK" para permitir que o app use a câmera do iPhone.

Escaneie o código QR exibido na tela do PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escaneie o código QR exibido na tela do PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escaneie o código QR exibido na tela do PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Após fazer login no AirDroid pelo PC, use os atalhos na lateral esquerda da janela para transferir arquivos, fotos e vídeos. O procedimento é idêntico nos três casos.

Abra o ícone correspondente ao tipo de arquivo que você quer transferir no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o ícone correspondente ao tipo de arquivo que você quer transferir no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o ícone correspondente ao tipo de arquivo que você quer transferir no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para baixar arquivos, fotos e vídeos, selecione os itens desejados e clique em "Download". Você também pode usar o atalho "Selecionar todos" para marcar todos os itens de uma vez.

Baixando fotos, vídeos ou outros arquivos no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixando fotos, vídeos ou outros arquivos no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixando fotos, vídeos ou outros arquivos no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Os arquivos, fotos e vídeos serão baixados em um arquivo compactado, em formato ZIP. Para extraí-los, basta acessar a pasta de downloads do seu computador, clicar com o botão direito sobre o arquivo e ir em "Extrair Tudo...".

Descompactando arquivos baixados pelo AirDroid no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Descompactando arquivos baixados pelo AirDroid no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Descompactando arquivos baixados pelo AirDroid no PC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Caso queira enviar arquivos do PC para o iPhone, você deve usar as opções "Enviar" ou "Carregar pasta". A primeira envia um único arquivo, enquanto a segunda carrega uma pasta com vários itens. Novamente, o procedimento é idêntico para fotos, vídeos e outros arquivos.

Enviando arquivos, fotos ou vídeos para o iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Enviando arquivos, fotos ou vídeos para o iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Enviando arquivos, fotos ou vídeos para o iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. No celular, o arquivo recebido aparecerá na tela. Fotos e vídeos serão salvos na biblioteca de imagens. Já os arquivos de outro formato, por conta das restrições do iOS, ficarão disponíveis apenas AirDroid. Entretanto, você pode manter o dedo pressionado sobre ele e ir em "Share" para compartilhá-lo com outros aplicativos.

Arquivo recebido pelo AirDroid no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Arquivo recebido pelo AirDroid no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Arquivo recebido pelo AirDroid no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para transferir arquivos entre o iPhone e o PC sem usar cabos.

MAIS DO TechTudo