Falha no iOS 11 mostra fotos do iPhone na tela bloqueada com senha

Procedimento usa o FaceTime, iMessage e Siri para desbloquear o acesso à galeria do celular sem colocar o código. Veja como proteger sua privacidade.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O iOS 11 contém uma falha que permite acessar as fotos do rolo da câmera de um iPhone mesmo que o celular esteja bloqueado com senha. O único requisito é ter o número de telefone ou o Apple ID do dono do smartphone para realizar uma chamada de áudio normal ou para o FaceTime.

De acordo com o canal iDeviceHelp no YouTube, que descobriu o problema, um procedimento simples de 30 segundos pode fazer o iMessage exibir a galeria do aparelho. A redação do TechTudo testou o passo a passo e obteve o mesmo resultado. Abaixo, veja todos os detalhes sobre o erro e aprenda também a proteger sua privacidade neste tutorial.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

A falha envolve o funcionamento de vários recursos do iPhone com a tela bloqueada. Para acessar as imagens da vítima, é preciso realizar uma combinação específica que envolve duas chamadas de voz, uma mensagem do iMessage e um comando de voz usando a Siri.

O procedimento parece confundir o app de mensagens do iOS 11, que permite a visualização do rolo da câmera sem a necessidade de digitar senhas ou autenticar com digitais usando o Touch ID.

Bug no iOS 11 libera acesso a fotos com a tela bloqueada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Bug no iOS 11 libera acesso a fotos com a tela bloqueada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Bug no iOS 11 libera acesso a fotos com a tela bloqueada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O erro foi testado no iPhone 7 Plus rodando o iOS 11.0.3, versão mais recente do sistema, e no iOS 11.1 Beta 3, que está em fase de testes e ainda não chegou para todos. O mesmo problema aparece no iPad Pro atualizado, e tende a afetar qualquer aparelho com o iOS 11 instalado.

O TechTudo entrou em contato com a Apple, porém a fabricante não se pronunciou sobre o assunto até o momento de publicação desta matéria.

Como se proteger

Para evitar que suas fotos sejam acessadas por pessoas não-autorizadas é preciso impedir um dos agentes da falha. Por enquanto, até a Apple não liberar uma atualização de software, uma das soluções é desativar o funcionamento da Siri no bloqueio de tela do iPhone.

Passo 1. Acesse os ajustes do iPhone no iOS 11 e toque na opção “Siri e Busca”. Em seguida, localize o item “Permitir quando bloqueado”. Vire a chave ao lado para desativar a função.

Desative a Siri na tela de bloqueio do iOS 11 para se proteger (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Desative a Siri na tela de bloqueio do iOS 11 para se proteger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desative a Siri na tela de bloqueio do iOS 11 para se proteger (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Por meio de um simples passo a passo, suas imagens e privacidade ficam protegidas novamente.

MAIS DO TechTudo