iPhone: como usar o teclado compacto no iOS 11 para digitar com uma mão

Recurso facilita a digitação com apenas uma das mãos no celular da Apple.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O iOS 11 adicionou o recurso de teclado compacto ao iPhone. Lançado em setembro com os novos iPhones 8 e X, o sistema operacional agora facilita a digitação com apenas uma das mãos no smartphone. O recurso é útil especialmente para aparelhos com tela grande, como a versão Plus do celular da Apple. Quando ativado, as teclas ficam mais próximas da borda esquerda ou direita do visor, auxiliando na digitação com uma mão.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o teclado compacto no iPhone. A funcionalidade está disponível para os modelos lançados a partir de 2013, com exceção do iPhone 5C, e já atualizados com o iOS 11.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

Passo 1. Pressione por alguns segundos o ícone de emojis ou do globo, caso exista mais de um idioma configurado, no canto inferior esquerdo da tela. No menu que aparece, toque sobre a posição desejada.

Ativando o modo compacto do teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o modo compacto do teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o modo compacto do teclado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para alterar o lado, volte ao menu e escolha a posição. Outra dica é fazer isso com um gesto único, sem tirar o dedo da tela. Nesse caso, mantenha o botão pressionado e, em seguida, arraste o dedo para a opção desejada. Para voltar o teclado ao normal, basta tocar sobre a seta ao lado do teclado.

Alterando posição do teclado no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando posição do teclado no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Alterando posição do teclado no iPhone com iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para facilitar a digitação com apenas uma das mãos no iPhone com o iOS 11.

MAIS DO TechTudo