Por Luana Marfim, Para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Para ter uma conta verificada no Facebook é preciso saber que a rede social trabalha com dois tipos de verificação: um selo azul e um cinza. Qualquer página que seja categorizada como negócio local, empresa ou organização pode obter o check cinza. Já o azul, que confirma a autenticidade de uma página ou perfil de interesse público, é conferido pelo próprio Facebook — isto é, não é possível solicitá-lo. Contas públicas autênticas (ou seja, de reais donos) que têm potencial para serem copiadas, como de pessoas famosas ou marcas, por exemplo, podem receber esse selo na rede social.

Veja, no tutorial a seguir, como ter um selo de verificação cinza em uma págida do Facebook, além de mais detalhes do processo de verificação de contas (em azul).

Com obter conta verificada no Facebook — Foto: Melissa Cruz/TechTudo Com obter conta verificada no Facebook — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Com obter conta verificada no Facebook — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Se o usuário tem uma conta que se enquadra nas categoria de negócio local, empresa ou organização, ele pode solicitar a verificação cinza. Para isso, é preciso seguir alguns requisitos: a página precisa ter uma foto de perfil e uma foto de capa e apenas administradores podem fazer o pedido. É necessário, também, ter um número de telefone disponível ou um documento comercial. Siga os passos.

Passo 1. Clique em “Configurações” no canto superior direito da página;

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Passo 2. Na aba “Geral”, vá em “verificação de conta” e clique em “alterar”, em seguida clique em “verificar esta Página”

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Passo 3. Uma nova janela será exibida, clique em “começar”;

Clique em ''começar'' — Foto: Reprodução/Luana Marfim Clique em ''começar'' — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Clique em ''começar'' — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Passo 4. Agora, preencha os dados solicitados: número de telefone e idioma da ligação, depois clique em “ligar para mim agora”;

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Como verificar uma página no Facebook — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Passo 5. Você irá receber uma ligação do Facebook informando um código de verificação. Use o número fornecido para preencher a lacuna indicada.

Insira o código de verificação — Foto: Reprodução/Luana Marfim Insira o código de verificação — Foto: Reprodução/Luana Marfim

Insira o código de verificação — Foto: Reprodução/Luana Marfim

De 48 horas a 45 dias ...

Depois desse processo, o Facebook irá analisar suas informações para confirmar se correspondem aos registros públicos. Em alguns dias você receberá uma notificação ou e-mail sobre o status do pedido para receber selo de verificação cinza. Esse processo pode demorar de 48 horas a 45 dias, segundo o Facebook.

Se por algum motivo não for possível usar nenhum telefone para fazer a verificação, o Facebook oferece a possibilidade da verificação por documentos. Para utilizar esse método, volte ao "Passo 4" e clique em “Verificar esta página com documentos”. Submeta os arquivos e aguarde o retorno por e-mail.

Vale informar que se uma página do Facebook for verificada, isso não significa que a conta do Instagram da mesma pessoa ou marca também receberá um selo. Na rede social de fotos e vídeos, o único símbolo de verificação disponível é destinado apenas às figuras públicas, celebridades e marcas globais conhecidas.

Existem outras formas de mostrar a seus seguidores que a sua conta é verdadeira, caso ela não tenha recebido um selo azul. O Facebook recomenda, por exemplo, que você vincule sua página ou perfil da rede social por meio do seu perfil do Instagram, conta do Twitter ou site oficial na área de "Sobre" do seu perfil.

Como ter conta verificada nas redes sociais? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo