Windows 10 tem novo OneDrive com download seletivo; saiba usar

Recurso ''arquivos sob demanda'' mostra todos os itens guardados na nuvem, sem ocupar espaço no PC.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

A Fall Creators Update, atualização para Windows 10, estreia uma série de recursos de design e produtividade, entre eles um OneDrive remodelado. O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft está mais inteligente, com uma função que exibe seus arquivos sem ocupar espaço no HD do computador. Chamada de "arquivos sob demanda", a ferramenta mostra os itens acessíveis na pasta, mas só baixa quando o usuário clica para abrir. Veja o que mudou no OneDrive.

OneDrive tem nova função Arquivos Sob Demanda no Windows 10 Fall Creators (Foto: Reprodução/Paulo Alves) OneDrive tem nova função Arquivos Sob Demanda no Windows 10 Fall Creators (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

OneDrive tem nova função Arquivos Sob Demanda no Windows 10 Fall Creators (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Antes da Fall Creators, o usuário era obrigado a escolher as pastas a serem sincronizadas. Somente esses arquivos poderiam ser abertos diretamente no PC, sem precisar recorrer ao OneDrive na web, no navegador. Os downloads escolhidos pelo usuário, naturalmente, ocupavam espaço no HD, impedindo que arquivos grandes estivessem sempre disponíveis em uma máquina com armazenamento limitado.

Com a mudança, o OneDrive pode mostrar todos os arquivos guardados na nuvem diretamente no Windows Explorer sem, necessariamente, tomar espaço no disco. Dependendo da situação, o usuário pode abrir um arquivo qualquer para baixar na hora e começar a usar. Além disso, o antigo mecanismo de sincronização continua disponível para arquivos importantes que precisam ficar acessíveis offline a qualquer momento.

Como usar?

O recurso "arquivos sob demanda" do OneDrive é uma novidade exclusiva da atualização Fall Creators do Windows 10, que foi liberada gratuitamente desde o dia 17 de outubro para todos os usuários do sistema. Se o seu computador tem atualizações automáticas ativadas, é provável que o update já tenha sido baixado e instalado para você.

No entanto, a Microsoft está oferecendo o novo OneDrive aos poucos, mesmo para que já tem o Windows mais recente. Veja, no passo a passo abaixo, se a função de download seletivo já está disponível e como usá-la.

Passo 1. Abra a bandeja de programas ativos do Windows 10 e clique com o botão direito sobre o ícone do OneDrive. Em seguida, escolha a opção “Configurações”;

Acesse as configurações do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba “Configurações”, verifique se está disponível o item “Arquivos sob demanda” e deixe a caixa de seleção ao lado marcada para ativar. Se a opção não aparecer, é preciso aguardar pela atualização automática do OneDrive;

Ative o recurso Arquivos Sob Demanda (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative o recurso Arquivos Sob Demanda (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o recurso Arquivos Sob Demanda (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra o Windows Explorer e acesse o OneDrive no menu lateral. Repare que há uma nova coluna “Status”, responsável por exibir o estado do arquivo ou pasta: itens offline ficam com sinal verde; e os online, disponíveis sob demanda, ficam marcados em azul;

OneDrive mostra quais arquivos estão online ou offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves) OneDrive mostra quais arquivos estão online ou offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

OneDrive mostra quais arquivos estão online ou offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Qualquer arquivo pode ser aberto, independente do status, desde que haja conexão com a Internet. Para garantir que um item esteja disponível mesmo offline, clique sobre um arquivo ou pasta e selecione “Manter sempre neste dispositivo”;

Escolha quais arquivos ou pastas ficam offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha quais arquivos ou pastas ficam offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha quais arquivos ou pastas ficam offline (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por outro lado, se você tem muitos arquivos sincronizados em um computador com HD limitado, é possível ''devolver'' qualquer coisa para a nuvem na opção “Liberar espaço”.

Selecione arquivos ou pastas que ficam sempre só online (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione arquivos ou pastas que ficam sempre só online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione arquivos ou pastas que ficam sempre só online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor Windows de todos? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo