Como enviar uma localização fixa no WhatsApp

Dicas mostram como evitar o compartilhamento da localização em tempo real no iPhone e no Android.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O WhatsApp permite que você compartilhe a sua localização em tempo real durante alguns minutos ou horas. Esse tipo de compartilhamento se tornou padrão desde que foi adicionado em uma atualização. Entretanto, o usuário ainda pode enviar a localização de um ponto estático no mapa. É possível compartilhar o local atual em que você se encontra ou selecionar um ponto manualmente, o que pode ser útil para enviar o mapa mesmo sem estar no lugar.

Confira, no passo a passo a seguir, como compartilhar uma localização no WhatsApp sem que outras pessoas acompanhem o seu deslocamento. O procedimento foi realizado no iPhone (iOS) e em celulares Android.

Vídeo ensina como ativar e desativar a localização em tempo real do WhatsApp

Vídeo ensina como ativar e desativar a localização em tempo real do WhatsApp

Passo a passo no iPhone (iOS)

Passo 1. Abra a conversa com o contato para quem você desejea enviar a localização. Em seguida, toque sobre o botão de mais (+), no canto inferior esquerdo da tela. Agora, clique em "Localização".

Enviando localização no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Enviando localização no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Enviando localização no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Depois, vá em "Enviar Sua Localização Atual" para enviar sua localização.

Compartilhando a sua localização estática WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Compartilhando a sua localização estática WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Compartilhando a sua localização estática WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Caso queira enviar a localização de um ponto específico sem estar lá, arraste o mapa e centralize o pino azul no local desejado. É possível também pesquisar o lugar na barra de busca. Por fim, toque em "Enviar esta localização".

Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo a passo no Android

Passo 1. Abra a conversa com o amigo ou grupo para quem você quer enviar a localização. Agora, clique sobre o ícone do clipe de papel, à direita do campo de texto, e selecione "Localização".

Compartilhando localização no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Compartilhando localização no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Compartilhando localização no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Enviar Sua Localização Atual" para compartilhar o local em que você está.

Enviando a sua localização estática no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Enviando a sua localização estática no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Enviando a sua localização estática no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Se quiser enviar a localização de um ponto diferente, toque sobre o ícone no canto superior esquerdo da tela para ampliar o mapa ou procure pelo lugar na barra de pesquisa. Então, centralize o pino vermelho no local desejado e toque em "Enviar esta localização".

Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Compartilhando a localização de um ponto fixo no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para enviar uma localização fixa no WhatsApp sem que outras pessoas acompanhem o seu deslocamento.

MAIS DO TechTudo