Como fazer planilha de gastos pelo celular com o Microsoft Excel

Grátis no telefone, aplicativo facilita na criação de documentos para controle de orçamento e finanças.

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Por Marvin Costa, para o TechTudo

Controlar finanças pessoais ou de família é uma tarefa que pode ser realizada no celular com a ajuda do Microsoft Excel. Gratuita para celulares Android e no iPhone (iOS), a ferramenta conta com modelos de planilhas de gastos prontos e que podem ser editados com dados dos usuários. Dessa maneira, basta acrescentar rendimentos e despesas mensais para que o aplicativo faça a conta automática e apresente gastos e economias.

O procedimento, que ensinamos no tutorial a seguir, é ideal para pessoas que desejam poupar dinheiro controlando gastos pessoais e familiares. Os passos abaixo foram feitos em um smartphone da Apple, mas são semelhantes no sistema do Google.

Tutorial mostra como usar o Microsoft Excel para criar uma planilha de gastos no celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Tutorial mostra como usar o Microsoft Excel para criar uma planilha de gastos no celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Tutorial mostra como usar o Microsoft Excel para criar uma planilha de gastos no celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Excel no celular e navegue pela página de modelos até encontrar as planilhas prontas. Toque na que deseja usar para abrir na tela de edição. Em seguida, dê dois toques nas colunas para preencher os valores sugeridos com seus rendimentos e gastos.

Opção para abrir e editar um modelo de planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para abrir e editar um modelo de planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para abrir e editar um modelo de planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Digite os valores e toque em "Retorno" no teclado de seu telefone. Em seguida, confira as despesas mensais sugeridas pelo modelo e, caso necessário, edite os itens com gastos que você possui.

Opção para preencher modelos de planilhas prontas do aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para preencher modelos de planilhas prontas do aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para preencher modelos de planilhas prontas do aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Edite todos os valores até que a planilha fique exatamente com todos os seus rendimentos e gastos. Quando terminar, toque no ícone de visto para fechar o teclado virtual do aparelho. No Android, toque no botão "Voltar" do smartphone. Note que o Excel fez todas as contas de forma automática e passa a mostrar o quanto você recebe de rendimentos e quais são seus gastos mensais. Além disso, o app também apresenta sua economia atual e a porcentagem de seu rendimento que está comprometida com gastos.

Adicionando valores e fechando a tela de edição para um modelo de planilha do Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Adicionando valores e fechando a tela de edição para um modelo de planilha do Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Adicionando valores e fechando a tela de edição para um modelo de planilha do Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Toque no ícone de seta, no canto superior esquerdo da tela. Se estiver usando Android, pressione o botão "Voltar" do aparelho. Nesse momento, digite um nome para o arquivo e escolha o local onde ele será salvo. Nesse exemplo, utilizaremos a nuvem do OneDrive. Depois, toque em "Salvar".

Opção para salvar uma planilha de gastos criada no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para salvar uma planilha de gastos criada no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para salvar uma planilha de gastos criada no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Continue editando a planilha e, quando finalizar, toque novamente no ícone de seta, no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, escolha "Salvar" para guardar as alterações .

Opção para salvar edições de uma planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para salvar edições de uma planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para salvar edições de uma planilha de gastos no aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Quando você abrir novamente o Microsoft Excel poderá ver sua planilha pronta para novas edições na aba "Recentes".

Planilha salva fica disponível dentro do aplicativo Microsoft Excel  (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Planilha salva fica disponível dentro do aplicativo Microsoft Excel  (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Planilha salva fica disponível dentro do aplicativo Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para manter seus gastos em dia ou para sanar dívidas e fazer seu dinheiro render.

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