Como inserir vídeos de YouTube em apresentações do Google Slides

Dica permite adicionar vídeos do YouTube nos slides e determinar se a mídia será reproduzida de maneira automática.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Marvin Costa, para o TechTudo

O Google Slides, serviço online para criação de apresentações multimídia, permite que usuários anexem vídeos do YouTube em novos slides. Com o recurso, é possível determinar se o vídeo será reproduzido automaticamente ou se aparecerá estático durante a apresentação — sendo iniciado a partir de um clique. A dica é ideal para enriquecer o conteúdo de suas apresentações.

Vale lembrar que as mídias adicionadas só serão reproduzidas se o computador estiver conectado à Internet durante a reprodução do trabalho. Veja, no passo a passo, como adicionar vídeos em slides.

Tutorial mostra como adicionar vídeos do YouTube em apresentações do Google Slides (Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Passo 1. Quando estiver editando um slide, clique na opção "Insert";

Opção para inserir elementos em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para inserir elementos em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para inserir elementos em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique na opção "Video";

Opção para inserir vídeos em apresentações do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para inserir vídeos em apresentações do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para inserir vídeos em apresentações do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. O Google Slides apresentará uma tela de busca integrada ao YouTube. Digite um termo relativo ao vídeo e clique no ícone de lupa para iniciar a busca;

Ação para buscar por um vídeo do YouTube dentro do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para buscar por um vídeo do YouTube dentro do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para buscar por um vídeo do YouTube dentro do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Selecione o vídeo que deseja usar na apresentação;

Opção para selecionar um vídeo que será inserido na apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para selecionar um vídeo que será inserido na apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para selecionar um vídeo que será inserido na apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Clique na opção "Select" para inserir o vídeo na apresentação;

Opção para anexar um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para anexar um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para anexar um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Clique e arraste as extremidades do vídeo para adequá-lo à tela de sua apresentação;

Vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Clique em "Video options" para visualizar as opções de reprodução;

Opção para personalizar a reprodução de um vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para personalizar a reprodução de um vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para personalizar a reprodução de um vídeo do YouTube inserido em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 8. Em "Start at" e "End at", é possível determinar um trecho do vídeo que aparecerá nos slides. Caso queira usar o vídeo inteiro, não altere nada nesse ponto;

Opção para escolher um trecho do vídeo que aparecerá na apresentação (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opção para escolher um trecho do vídeo que aparecerá na apresentação (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para escolher um trecho do vídeo que aparecerá na apresentação (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 9. Ao marcar "Autoplay when presenting", o vídeo será reproduzido automaticamente quando a apresentação chegar no slide. Caso queira usar apenas as imagens sem o áudio, marque a opção "Mute audio".

Opções e autoplay e modo mute para um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Opções e autoplay e modo mute para um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opções e autoplay e modo mute para um vídeo do YouTube em uma apresentação do Google Slides (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Dúvidas sobre o Google Slides? Pergunte no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo