Como liberar espaço no celular Android usando o Files Go

Aplicativo de gerenciamento de arquivos oficial do Google permite limpar downloads, arquivos duplicados e cache.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Files Go, novo aplicativo do Google para celular Android, é mais do que um simples gerenciador de arquivos: com ele, o usuário pode liberar espaço no smartphone de diversas maneiras. É possível encontrar e apagar transferências, arquivos duplicados e cache dos apps. Além disso, você também pode descobrir quais aplicativos não são usados e desinstalá-los.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o Files Go para liberar espaço em seu telefone. O procedimento foi realizado em um Moto E4, com Android 7.1.1 Nougat, mas as dicas também valem para outros dispositivos com o sistema do Google.

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Android: cinco dicas para ganhar mais espaço no celular

Passo 1. Abra o Files Go e, na aba "Armazenamento", localize o card "Cache do app". Nele, toque em "Liberar ... MB" e, em seguida, selecione os apps que você quer apagar o cache. Agora, clique em "Excluir".

Apagando cache de aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando cache de aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Apagando cache de aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Confirme que você quer apagar o cache dos aplicativos selecionados no passo anterior tocando em "Clear". Por fim, o aplicativo mostrará a quantidade de espaço liberada em seu celular.

Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Voltando à tela principal do Files Go, toque em "Liberar ... MB >", no card "Transferências por download". Selecione os arquivos que você quer apagar e selecione "Excluir".

Removendo arquivos baixados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Removendo arquivos baixados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Removendo arquivos baixados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, confirme que você realmente quer remover tocando em "Excluir". O app, então, mostrará a quantidade de espaço liberada em seu celular após realizar esta ação.

Confirme a ação para liberar espaço Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a ação para liberar espaço Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a ação para liberar espaço Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Ao voltar à tela inicial do Files Go, no card "Arquivos duplicados", toque em "Liberar ... MB". Em seguida, marque os arquivos que você quer apagar e vá em "Excluir".

Excluindo arquivos duplicados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Excluindo arquivos duplicados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Excluindo arquivos duplicados no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, confirme que você realmente quer remover tocando em "Excluir". Observe que o app vai exibir a quantidade de espaço liberada no smartphone.

Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a ação para liberar espaço no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Para configurar os alertas sobre apps não usados, localize o card indicado e toque em "Ir para configurações". As configurações do Android serão abertas. Por lá, toque em "Files Go".

Toque sobre o botão indicado para ir às configurações no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Toque sobre o botão indicado para ir às configurações no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Toque sobre o botão indicado para ir às configurações no Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Agora, ative a opção "Permitir acesso de uso" para autorizar o app do Google a acessar as informações sobre os outros aplicativos.

Ative o acesso do Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ative o acesso do Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative o acesso do Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Volte ao Files Go e, em "Apps não usados", toque em "Liberar ... MB >". Em seguida, selecione os aplicativos que você quer remover e clique em "Desinstalar".

Desinstalando apps não usados há vários dias com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desinstalando apps não usados há vários dias com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desinstalando apps não usados há vários dias com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Por fim, basta confirmar a desinstalação do app. O Files Go, então, mostrará a quantidade de espaço liberada no aparelho.

Confirme a desinstalação dos aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a desinstalação dos aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a desinstalação dos aplicativos com o Files Go (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para liberar espaço no seu celular Android com o Files Go, do Google. Repita o processo sempre que precisar de mais memória livre. Vale lembrar que o cache de aplicativo salva informações internas do programa. O do Instagram, por exemplo, mantém uma cópia das imagens abertas recentemente.

Como aumentar a memória interna do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo