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Por Marília Varoni, para o TechTudo


Você encontrou algo interessante na Internet, mas não tem tempo para ver na mesma hora. Sabe como salvar para ler depois? Instalando a extensão do Google Keep no navegador Chrome, é possível criar notas enquanto estiver navegando na Web, salvando links, imagens/fotos, trechos de textos e até gerando novas notas em branco para anotar alguma ideia que você acabou de ter.

A melhor parte de usar essa ferramenta é que tudo que você salvar no navegador será sincronizado com o aplicativo automaticamente. Assim, você terá acesso a essas anotações diretamente no seu celular ou em qualquer outro computador em que você acessar o Keep e fizer login com sua conta do Google. Veja como.

Como instalar a extensão

Passo 1. Faça download da extensão Google Keep clicando em “+ Usar no Chrome”.

Como instalar a extensão — Foto: Reprodução / Marília Varoni Como instalar a extensão — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como instalar a extensão — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Clique em “adicionar extensão”.

Como instalar extensão do Keep do seu Chrome — Foto: Reprodução / Marília Varoni Como instalar extensão do Keep do seu Chrome — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como instalar extensão do Keep do seu Chrome — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 3. Caso já esteja conectado com sua conta Google, um aviso aparece na tela quando a instalação estiver concluída. Um ícone do Google Keep passará a fazer parte da barra de tarefas do navegador, no canto superior direito. Caso não esteja com login ativo, será redirecionado para uma nova página que pede seu login e senha. Basta se conectar e o ícone aparecerá na barra de tarefas.

Instalação concluída — Foto: Reprodução / Marília Varoni Instalação concluída — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Instalação concluída — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como salvar imagens

Passo 1. Clique com o botão direito sobre a imagem que deseja salvar. Na caixa de diálogo que abrirá, clique em “Save image to keep”.

Para salvar imagens, clique nelas com o botão direito — Foto: Reprodução / Marília Varoni Para salvar imagens, clique nelas com o botão direito — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Para salvar imagens, clique nelas com o botão direito — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Adicione título, anotações ou marcadores à sua nota e pronto.

Complete sua nota com as informações desejadas — Foto: Reprodução / Marília Varoni Complete sua nota com as informações desejadas — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Complete sua nota com as informações desejadas — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como salvar conteúdo como nota

Passo 1. Caso esteja navegando por algum site e encontre uma citação, conteúdo ou trecho interessante que deseja salvar para depois, basta selecionar o texto e clicar com o botão direito. Na caixa aberta, clique em “Save selection to Keep”.

Como salvar trechos, seleções ou citações — Foto: Reprodução / Marília Varoni Como salvar trechos, seleções ou citações — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como salvar trechos, seleções ou citações — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Uma caixa será aberta com o texto selecionado para que você adicione um título e outras anotações que julgar necessárias à sua nota, assim como no tópico anterior. Ao clicar fora dela, ela some: já está salva na nuvem.

Como salvar uma página da web

Passo 1. Se preferir salvar o link da página que está acessando para ver todo o conteúdo mais tarde, basta clicar no ícone do Google Keep na sua barra de tarefas.

Ícone do Keep: clicando nele, salve links — Foto: Reprodução / Marília Varoni Ícone do Keep: clicando nele, salve links — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Ícone do Keep: clicando nele, salve links — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Preencha a nota com as anotações que quiser. Também é possível adicionar marcadores para categorizar suas notas e encontrá-las com mais facilidade depois.

Complete com as informações que você não quer esquecer — Foto: Reprodução / Marília Varoni Complete com as informações que você não quer esquecer — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Complete com as informações que você não quer esquecer — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como criar uma nota nova direto do navegador

Passo 1. Caso tenha uma ideia ou precise anotar alguma informação para lembrar depois, mesmo que ela não seja do mesmo assunto do site que está visitando, é possível criar uma nova nota em branco: clique com o botão direito do mouse no ícone de Google Keep. Selecione “New blank note”.

Criando uma nota nova, independente do link acessado — Foto: Reprodução / Marília Varoni Criando uma nota nova, independente do link acessado — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Criando uma nota nova, independente do link acessado — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Uma caixa com a nota em branco será aberta. Faça a anotação que quiser e, ao terminar, clique fora da caixa. A nota está salva na nuvem.

Nota em branco para escrever o que quiser — Foto: Reprodução / Marília Varoni Nota em branco para escrever o que quiser — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Nota em branco para escrever o que quiser — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como acessar o Google Keep pelo computador

Passo 1. Depois de salvar vários conteúdos pelo navegador, se quiser acessar suas notas pelo PC, clique no ícone do Keep com o botão direito e selecione a opção “Go to Keep”.

Acesse o Keep por este atalho — Foto: Reprodução / Marília Varoni Acesse o Keep por este atalho — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Acesse o Keep por este atalho — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. Todas as suas notas estarão salvas e você pode organizá-las como achar melhor.

Tela do Google Keep no navegador — Foto: Reprodução / Marília Varoni Tela do Google Keep no navegador — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Tela do Google Keep no navegador — Foto: Reprodução / Marília Varoni

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