Como usar o DU Speed Booster para deletar arquivos inúteis no Android

Passo a passo permite limpar a memória do celular para melhorar seu desempenho.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Alguns celulares Android oferecem memória restrita para guardar arquivos, mas é possível recorrer a aplicativos para liberar espaço. Um deles é o DU Speed Booster, app grátis para limpar o smartphone ou tablet de forma automática com alguns toques. O programa rastreia o armazenamento de forma inteligente e oferece várias opções para restaurar o lugar ocupado por itens inúteis.

Entre as funções estão verificação de imagens duplicadas, identificação de arquivos grandes e de apps pouco usados. Veja como explorar os recursos do Du Speed Booster para deletar todo o conteúdo dispensável no sistema móvel do Google.

Aprenda a usar o DU Speed Booster para remover arquivos inúteis do celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Aprenda a usar o DU Speed Booster para remover arquivos inúteis do celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aprenda a usar o DU Speed Booster para remover arquivos inúteis do celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o DU Speed Booster no Android. Abra o aplicativo e toque no botão “Iniciar” para fazer uma varredura no aparelho. Em seguida, toque no botão “Limpar lixo”.

Acesse a função de limpeza de lixo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a função de limpeza de lixo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a função de limpeza de lixo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O app exibirá uma lista com uma série de arquivos de lixo eletrônico, como cache de aplicativos e APK baixados da internet que já não são mais úteis no momento. Role a página até o final para acessar uma pasta com todos os arquivos grandes armazenados no celular. Marque aqueles que podem ser removidos e toque em “Apagar”.

Limpe arquivos grandes da memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Limpe arquivos grandes da memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Limpe arquivos grandes da memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De volta à tela anterior, veja no rodapé a quantidade de memória interna a ser recuperada após a limpeza – o valor no topo considera a possibilidade máxima, desde que o usuário apague também todos os arquivos grandes. Toque em “Apagar” para iniciar a remoção.

Remova arquivos de lixo do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Remova arquivos de lixo do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Remova arquivos de lixo do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Depois da limpeza, volte à tela inicial do Du Speed Booster e explore também a função “Imagens similares” para recuperar mais espaço. Marque duplicatas que podem ser excluídas e remova pressionando botão na parte inferior.

Remova imagens duplicadas para recuperar armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Remova imagens duplicadas para recuperar armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Remova imagens duplicadas para recuperar armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por último, é importante conferir o recurso “Aplicativos não usados frequentemente”, que mostra apps pouco abertos nos últimos dias em ordem de relevância. Organize a lista por nome ou tamanho e marque os programas que não irão fazer falta se forem desinstalados do celular. Ao final, toque em “Desinstalar”.

Desinstale aplicativos pouco usados ou grandes demais (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Desinstale aplicativos pouco usados ou grandes demais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desinstale aplicativos pouco usados ou grandes demais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. A quantidade efetiva de espaço recuperado pode variar. Em um Galaxy S8, da Samsung, o aplicativo disse ter recuperado 2,7 GB, mas resultou, de fato, na liberação de 1,2 GB de espaço disponível para uso.

Confira o espaço útil recuperado pelo aplicativo nas configurações de armazenamento do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Confira o espaço útil recuperado pelo aplicativo nas configurações de armazenamento do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Confira o espaço útil recuperado pelo aplicativo nas configurações de armazenamento do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo