Enem 2017: app para celular tem simulado e revisão de prova

Programa do jornal O Globo traz gabarito comentado por professores e oferece estatísticas de acertos. Passo a passo funciona no Android e iPhone (iOS).

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O app ENEM O Globo oferece simulados para os candidatos que desejam estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Enquanto informações sobre os locais de prova, status da inscrição e cronograma podem ser obtidas com o app oficial do Inep, o Enem 2017, o software d'O Globo pode ser um aliado na hora de revisar os conteúdos que podem cair na prova por meio de simulados.

O serviço, que é gratuito e está disponível para iPhone (iOS) e Android, conta com grande variedade de questões em diversas áreas do conhecimento. Além de testes de edições anteriores, o app possui uma aba própria de simulado com cronômetro, estatíticas de rendimento e gabarito comentado por professores. Se você fez os exames do dia 5 de novembro e vai fazer o do dia 12, veja o passo a passo de como usar o aplicativo para se preparar ainda mais para a avaliação.

Enem O Globo traz simulados para candidatos se prepararem para a prova (Foto: Ana Marques/TechTudo) Enem O Globo traz simulados para candidatos se prepararem para a prova (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Enem O Globo traz simulados para candidatos se prepararem para a prova (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Instale o ENEM O Globo. Ao abrir o app, passe as telas iniciais até chegar à última. Toque em "Pressione aqui para fechar".

Telas introdutórias do ENEM O Globo, app grátis para iOS e Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Telas introdutórias do ENEM O Globo, app grátis para iOS e Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Telas introdutórias do ENEM O Globo, app grátis para iOS e Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Pressione o botão "Faça login pelo Facebook". Conceda autorização para o app acessar sua conta na rede social e aguarde alguns segundos pela confirmação de cadastro. Quando aparecer a caixa "Cadastrado com sucesso", toque em "Ok".

Login no ENEM O Globo com conta do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Login no ENEM O Globo com conta do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Login no ENEM O Globo com conta do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O aplicativo pedirá para que você complete o cadastro. Insira seu nome, CPF, telefone e o curso de interesse. Clique em "Atualizar" e, então, o ENEM O Globo exibirá sua tela principal. Nela, toque sobre "Simulados".

Finalização do cadastro no ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Finalização do cadastro no ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Finalização do cadastro no ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Toque sobre a seta ao lado de uma área de conhecimento. Em seguida, escolha um dos simulados disponibilizados pelo ENEM O Globo.

Seleção da área de conhecimento do simulado no app ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Seleção da área de conhecimento do simulado no app ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seleção da área de conhecimento do simulado no app ENEM O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O aplicativo exibirá as instruções para fazer o simulado. Você terá 90 minutos para responder às questões – tempo que continuará sendo contado mesmo que você feche o app. Pressione o botão "Iniciar". No topo da tela, você sempre verá a área de conhecimento, o tempo percorrido e o número da questão, permitindo um melhor controle do andamento da prova.

Cabeçalho do simulado no app ENEM O Globo contém tempo e número da questão (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Cabeçalho do simulado no app ENEM O Globo contém tempo e número da questão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Cabeçalho do simulado no app ENEM O Globo contém tempo e número da questão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Leia a questão com calma e deslize a tela para baixo para ver as opções de resposta. Marque a que considerar correta e toque em "Próxima" para avançar à pergunta seguite. O app permite clicar em "Enviar Prova" a qualquer momento, para casos em que você precise interromper o simulado. Quando concluir o teste ou quiser mandar as respostas, pressione o botão e, em seguida, toque em "Enviar agora".

Envio de simulado do Enem para revisão no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Envio de simulado do Enem para revisão no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Envio de simulado do Enem para revisão no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. O app mostrará as estatísticas do simulado. Neste exemplo, foram acertadas 24 perguntas de 30, o que representou 80% de acertos. Neste simulado, a média geral dos outros usuários é de 48,1% de acertos.

Estatísticas gerais do simulado no aplicativo do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Estatísticas gerais do simulado no aplicativo do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Estatísticas gerais do simulado no aplicativo do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Para ver o desempenho em cada pergunta, clique na setinha ao lado de "Resumo" e selecione o número da questão. O ENEM O Globo mostra a explicação dada por uma equipe de professores, o grau de dificuldade da pergunta e um gráfico mostrando o percentual de marcações que cada alternativa recebeu naquela questão.

Explicações e estatísticas de questão individual no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Explicações e estatísticas de questão individual no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Explicações e estatísticas de questão individual no app do O Globo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual o melhor notebook para trabalhar e estudar? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo