Extensão adiciona buscador de anexos na sua caixa de entrada do Gmail

Plugin cria painel com filtros para encontrar arquivos recebidos ou enviados.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Dittach é uma extensão gratuita para Google Chrome que promete ajudar o usuário a localizar anexos do Gmail facilmente. O plugin funciona dentro caixa de entrada, exibindo um painel lateral com os arquivos recebidos recentemente. O recurso tem uma busca simplificada que usa uma série de filtros, separando itens por tipo (fotos, documentos, PDFs, vídeo e áudio) ou entre mensagens recebidas e enviadas.

O Dittach pode ser útil para quem não usa Google Drive e prefere enviar e-mails com arquivos importantes para si mesmo. Veja como usar no computador.

Extensão Dittach cria painel lateral com buscador de anexos no Gmail (Foto: Reprodução/Dittach)

Passo 1. Baixe a extensão Dittach e instale no navegador Google Chrome. Logo em seguida, o Gmail será aberto automaticamente. Clique em “Continue” para avançar.

Inicie a configuração do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Inicie a configuração do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inicie a configuração do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Faça login na sua conta Google com nome de usuário e senha.

Faça login no Dittach usando a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login no Dittach usando a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login no Dittach usando a sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Depois, conceda ao Dittach permissão para gerenciar seu e-mail. O recurso é necessário para que o plugin possa manejar seus anexos por você.

Permita que o Dittach gerencie seus anexos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Permita que o Dittach gerencie seus anexos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Permita que o Dittach gerencie seus anexos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao fim da instalação, o Dittach levará alguns segundos para varrer sua caixa de entrada em busca dos anexos. Em seguida, exibirá na lateral um painel que organiza os arquivos a partir dos mais recentes.

Dittach exibe painel com anexos mais recentes dentro do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Dittach exibe painel com anexos mais recentes dentro do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Dittach exibe painel com anexos mais recentes dentro do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique no círculo verde para diminuir o painel de tamanho e liberar mais espaço de leitura na caixa de entrada.

Redimensione o Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Redimensione o Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Redimensione o Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Para buscar anexos, clique na aba colorida do rodapé do painel do Dittach.

Acesse os filtros do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse os filtros do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse os filtros do Dittach no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Use os filtros por tipo de arquivos ou localização dos anexos (e-mails recebidos, enviados ou ambos) para criar uma primeira lista de itens.

Filtre anexos por tipo usando o Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Filtre anexos por tipo usando o Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Filtre anexos por tipo usando o Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Escolha um dos arquivos para ver o anexo na lateral. Passe o mouse sobre ele para visualizar em tamanho maior. Para abrir o e-mail relacionado ao anexo, basta clicar sobre a miniatura.

Encontre arquivos perdidos no Gmail usando a extensão Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Encontre arquivos perdidos no Gmail usando a extensão Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Encontre arquivos perdidos no Gmail usando a extensão Dittach (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como mudar o email do Gmail? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo