Nota do Enem 2017: app grátis estima pontuação na prova

Passo a passo ensina a usar app Quero Minha Nota! para ter uma estimativa das notas do Exame.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Quero Minha Nota! é um aplicativo gratuito que ajuda o usuário a estimar sua nota do Enem 2017. O estudante pode preencher suas respostas para as questões e obter um resultado aproximado de sua pontuação em cada uma das áreas de conhecimento. Para isso, a ferramenta utiliza a mesma metodologia de correção do Inep. É importante esclarecer que, neste momento, o app faz o cálculo com base no gabarito extraoficial. A nota será atualizada quando o gabarito definitivo for liberado. Além disso, por ser uma estimativa, ela pode não coincidir com a nota oficial do Inep.

Confira, no passo a passo a seguir, como usar o app Quero Minha Nota! para descobrir a sua nota do Enem antecipadamente. O procedimento foi realizado em um iPhone (iOS), mas as dicas também valem para celulares Android.

Aprenda a usar o app Quero Minha Nota! para descobrir a sua nota do Enem antecipadamente (Foto: Divulgação/Quero Minha Nota!) Aprenda a usar o app Quero Minha Nota! para descobrir a sua nota do Enem antecipadamente (Foto: Divulgação/Quero Minha Nota!)

Aprenda a usar o app Quero Minha Nota! para descobrir a sua nota do Enem antecipadamente (Foto: Divulgação/Quero Minha Nota!)

Passo 1. Instale o Quero Minha Nota! em seu celular. Ao abrir o app pela primeira vez, será necessário criar um rápido cadastro. Para isso, toque em "Cadastrar-se" e entre com o seu nome, e-mail e senha e clique em "Continuar".

Faça cadastro no app Quero Minha Nota! gratuitamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Faça cadastro no app Quero Minha Nota! gratuitamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça cadastro no app Quero Minha Nota! gratuitamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O aplicativo informa que fará algumas perguntas sobre a sua escola. Toque "Sim" para obter mais informações ou "Não" para ignorar. Em seguida, selecione se você vai concluir o ensino médio este ano, nos próximos anos ou se já se formou.

Escolha a opção que se aplica a você no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha a opção que se aplica a você no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Escolha a opção que se aplica a você no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, escolha a escola que você estudou e toque em "Concluir". Por fim, dê uma nota para a sua escola e selecione "Concluir" novamente para finalizar o cadastro.

Selecione a sua escola no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a sua escola no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Selecione a sua escola no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Uma mensagem informa que o cadastro foi concluído. Toque em "Continuar" para iniciar o uso do app. Na próxima tela, você deve selecionar a área de conhecimento que deseja preencher as suas respostas. Comece por "Linguagens".

Cadastro no Quero Minha Nota! finalizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Cadastro no Quero Minha Nota! finalizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Cadastro no Quero Minha Nota! finalizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Selecione a cor do seu caderno de prova e a língua estrangeira que você escolheu no ato da matrícula no Enem e toque em "Continuar". Agora, preencha as suas respostas e toque em "Quero Minha Nota!".

Selecione a cor da sua prova e idioma escolhido no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a cor da sua prova e idioma escolhido no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Selecione a cor da sua prova e idioma escolhido no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Toque em "Enviar" para confirmar. Antes, porém, é importante se certificar de que tudo foi preenchido corretamente. Após enviar seu gabarito, você só poderá trocar a resposta de três questões. Em seguida, sua nota será exibida ao lado da área de conhecimento, juntamente com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Descobrindo a sua nota de Linguagens no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Descobrindo a sua nota de Linguagens no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Descobrindo a sua nota de Linguagens no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. De modo análogo, faça o mesmo com "Ciências Humanas". Lembre-se que, neste momento, apenas as duas primeiras áreas de conhecimento foram liberadas, visto que a segunda fase da prova do Enem só acontece neste domingo, dia 11.

Cadastre as suas respostas de Ciências Humanas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Cadastre as suas respostas de Ciências Humanas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Cadastre as suas respostas de Ciências Humanas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Caso queira revisar suas respostas e descobrir quais questões você errou, basta tocar sobre a área de conhecimento. As linhas em verde indicam as questões corretas, enquanto as em vermelho revelam os erros. Caso tenha marcado algo errado, você pode alterar até três respostas tocando sobre a letra desejada.

Revisando as suas respostas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Revisando as suas respostas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Revisando as suas respostas no Quero Minha Nota! (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para estimar a sua nota do Enem antecipadamente com a ajuda do app gratuito Quero Minha Nota!.

Qual melhor aplicativo para estudar para o ENEM? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo