O que é e como fazer backup do celular na Samsung Cloud

Veja quais informações a nuvem da Samsung inclui no backup e aprenda a restaurar

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Samsung Cloud é um serviço que oferece 15 GB de armazenamento grátis na nuvem para usuários de smartphones e tablets da linha Galaxy, da Samsung. Assim como o iCloud, da Apple, o recurso faz backup dos dados do aparelho online e permite recuperar mais tarde. É possível guardar fotos, notas, senhas, contatos, histórico do navegador e outros itens da memória.

Em celulares como os Galaxy S8 e S8 Plus, o Samsung Cloud ainda salva a disposição de apps e pastas da tela inicial, além de permitir restaurar o arranjo completo.

Celulares Galaxy vêm com Samsung Cloud para guardar arquivos na nuvem (Foto: Luciana Maline/TechTudo) Celulares Galaxy vêm com Samsung Cloud para guardar arquivos na nuvem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Celulares Galaxy vêm com Samsung Cloud para guardar arquivos na nuvem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Veja, na tabela abaixo, quais tipos de informações são incluídos no backup do Samsung Cloud.

Backup do Samsung Cloud

Origem Dados incluídos no backup
Telefone Registro de chamadas e histórico de mensagens
Relógio Alarmes, relógios mundiais e temporizadores
Tela inicial Pastas, ícones, widgets e papeis de parede
Aplicativos Arquivos de instalação, dados de aplicativo e configurações do aplicativo
Configurações Acessibilidade, toques, Teclado Samsung, Wi-Fi e Always On Display
Mensagens Mensagens aprimoradas, mensagens multimídia e mensagens de texto
Áudio Arquivos de áudio (arquivos MP3, M4A, 3GA, OGG e WAV) e gravações do gravador de voz
Documentos Arquivos DOC, PDF, TXT e HTML

Passo a passo de como fazer backup do celular Samsung

Veja no tutorial como usar o Samsung Cloud para fazer backup do celular. Os passos foram realizados no Galaxy S8, mas podem ser reproduzidos nos modelos compatíveis Galaxy S8 Plus, Note 8, S7, S7 Edge, A5 2017, A7 2017 e J7 Neo.

Passo 1. Acesse as configurações do celular e selecione o menu “Nuvem e contas”. Em seguida, toque em “Samsung Cloud”.

Acesse o Samsung Cloud nas configurações do celular Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o Samsung Cloud nas configurações do celular Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o Samsung Cloud nas configurações do celular Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione “Iniciar”, no rodapé, para começar a configuração do serviço. Na tela seguinte, confira no topo o armazenamento disponível e toque em “Configurações de backup” para começar a usar a nuvem da Samsung.

Inicie a configuração do Samsung Cloud no celular Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Inicie a configuração do Samsung Cloud no celular Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inicie a configuração do Samsung Cloud no celular Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha quais itens deseja incluir no backup do aparelho. Depois, pressione “Fazer o backup agora” para começar a enviar os dados para os servidores da Samsung. A duração do procedimento depende da quantidade de informações presentes no aparelho. Ao final, confira a data de último backup para verificar se a gravação foi realizada com sucesso.

Escolha itens do backup e efetue o upload dos dados no celular Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha itens do backup e efetue o upload dos dados no celular Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha itens do backup e efetue o upload dos dados no celular Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo a passo de como restaurar backup

Com um backup realizado anteriormente, acesse de novo o Samsung Cloud no menu “Nuvem e contas” das configurações. Dessa vez, vá em “Restaurar” e escolha os dados que você deseja sincronizar no dispositivo. Toque em “Restaurar agora” e espere o telefone reiniciar para aplicar as mudanças. Essa dica pode ser útil na hora de transferir suas preferências do smartphone antigo para o novo.

Recupere dados do backup em um novo aparelho Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Recupere dados do backup em um novo aparelho Galaxy  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Recupere dados do backup em um novo aparelho Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MAIS DO TechTudo