Por Bruno Soares, para o TechTudo


O fim do sinal analógico em diversas regiões do Brasil pode ter deixado alguns usuários na dúvida: será que minha TV da CCE precisa de um conversor? Descobrir isso não é difícil e, para ajudar, reunimos abaixo os modelos da fabricante que já estão aptos para o sinal mais moderno. Trouxemos ainda algumas dicas para saber se sua TV já conta com o conversor digital mesmo sem ter o modelo exato e o que fazer caso descubra que o televisor não é compatível.

A substituição do sinal analógico pelo digital começou no Brasil em 2016 e deve chegar a todo o país até 2018. Entre as vantagens da iniciativa estão a eliminação dos chuviscos e fantasmas, gerando uma transmissão de TV mais estável e limpa. E esse não é o único benefício: a promessa é de que a internet móvel também seja afetava pela mudança e fique mais veloz e potente.

TV Digital: opções de antenas para capturar melhor o sinal 

TV Digital: opções de antenas para capturar melhor o sinal 

A distribuição da televisão digital mudou muito desde sua chegada por aqui, em 2007. Se na época era preciso pagar um serviço de TV a cabo para ter a novidade, hoje, qualquer pessoa pode aproveitá-la de maneira totalmente gratuita em canais abertos, bastando contar com os acessórios necessários para isso.

Descubra se sua TV CCE é compatível com o sinal digital

Alguns fatores podem ajudar a descobrir se o televisor da CCE está pronto para o sinal digital. Modelos do tipo LED, LCD ou plasma que tenham sido fabricados a partir de 2010, por exemplo, provavelmente não precisam de nenhum conversor, apenas da antena UHF, que pode captar esse tipo de transmissão com mais qualidade.

TV da CCE: veja se a sua está pronta para o sinal digital — Foto: Divulgação/CCE

Se o seu modelo for de tubo, porém, ele não é compatível, independente do ano em que foi fabricado. Mas nem tudo está perdido: por menos de R$ 100 é possível comprar um conversor digital e instalar nas entradas de áudio e vídeo RCA, aquelas nas cores branco, amarelo e vermelho, geralmente localizadas na parte traseira do eletrodoméstico. Caso você pague por um serviço legal de tv por assinatura, é bem provável que já esteja desfrutando do sinal digital e vale consultar sua operadora para ter certeza.

Confira, abaixo, a lista divulgada pelo site oficial da TV Digital Brasileira com todos os modelos da CCE que já têm conversor digital embutido. Caso você não encontre o seu modelo, certifique-se de que a relação está atualizada ou procure um antenista para tirar sua dúvida.

Confira as TVs da CCE com conversor digital integrado

Modelo Modelo Modelo Modelo Modelo
LH42G LN14G LN24G LN39G LT32G
LK32G LN14GW LN24GW LT28G LV40G
LK42D LN244 LN32G LT29G LW144

Como instalar corretamente a antena da TV? Comente no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo