Como acessar remotamente arquivos e pastas no Windows 10

Dica para quem costuma usar mais de um computador com o sistema operacional da Microsoft.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo

O OneDrive é a alternativa da Microsoft para o Google Drive. No serviço de armazenamento em nuvem do Google, você precisa baixar e instalar um software separado para, em seguida, fazer login usando uma conta do Gmail. Por outro lado, o OneDrive permite que você faça diretamente o backup, sem a necessidade de instalar um software adicional para acessar.

Além disso, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft tem um recurso chamado ''Fetch''. Essa função permite que o usuário acesse e controle de forma remota seus arquivos armazenados no PC com Windows 10, a partir de qualquer lugar. Saiba como fazer para ativar o recurso e usá-lo como acesso remoto ao PC.

Veja como acessar remotamente arquivos e pastas no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Veja como acessar remotamente arquivos e pastas no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja como acessar remotamente arquivos e pastas no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 1. Clique no ícone OneDrive com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique em "Configurações";

Acessando as configurações do OneDrive no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Acessando as configurações do OneDrive no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando as configurações do OneDrive no Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Na janela que será exibida, clique na guia "Configurações" e marque a opção "Deixe-me usar o OneDrive para buscar qualquer um dos meus arquivos no PC". Confirme a mudança, clicando no botão "OK";

Ativando o acesso remoto a arquivos do computador no OneDrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Ativando o acesso remoto a arquivos do computador no OneDrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Ativando o acesso remoto a arquivos do computador no OneDrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, reinicie o aplicativo OneDrive, fechando-o na barra de tarefas e executando o app a partir do menu Iniciar;

Executando o OneDrive a partir do menu Iniciar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Executando o OneDrive a partir do menu Iniciar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Executando o OneDrive a partir do menu Iniciar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Abra um navegador e acesse a página do OneDrive. Depois, faça login usando a mesma conta da Microsoft que você usa para fazer login no seu PC;

Fazendo login na página do serviço OneDrive  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Fazendo login na página do serviço OneDrive  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Fazendo login na página do serviço OneDrive (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. No menu do lado esquerdo da página do OneDrive, clique na opção "PCs";

Acessando a opção 'PCs' no OneDrive Web (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Acessando a opção 'PCs' no OneDrive Web (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando a opção 'PCs' no OneDrive Web (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 6. Clique no nome do PC a partir do qual deseja acessar e controlar remotamente os arquivos. Imeditamente, os documentos serão exibidos no lado direito da tela, onde você poderá usá-los. Por padrão, os arquivos compartilhados serão liberados apenas para leitura. Então, se você quiser editá-los ou compartilhá-los, primeiro faça uma cópia do arquivo baixando-o para o local remoto.

Selecionando o PC e acessando seus arquivos remotamente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo) Selecionando o PC e acessando seus arquivos remotamente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Selecionando o PC e acessando seus arquivos remotamente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Você pode usar o aplicativo OneDrive para acessar remotamente todos os arquivos que compartilhou no seu computador, desde que seu PC esteja conectado à Internet.

Qual o melhor Windows de todos? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo