Como checar se o iPhone está com desempenho reduzido

Aplicativo gratuito faz teste de velocidade no processador do iPhone e resultado pode ser comparado com os valores de referência.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

A Apple admitiu que reduz a velocidade do processador em iPhones com a bateria desgastada para evitar desligamentos inesperados, o que acaba comprometendo o desempenho geral do aparelho. A notícia deixou muitos usuários incomodados, principalmente pela falta de transparência da empresa. Entretanto, existe uma forma simples de descobrir se o seu celular foi afetado: usando o Geekbench.

O aplicativo, que é gratuito, faz testes de desempenho no telefone da Apple e gera uma pontuação, que varia de acordo com o modelo do processador. Dessa forma, basta executar a ferramenta e, posteriormente, comparar o resultado com os valores de referência fornecidos pelo próprio Geekbench. Se o número registrado em seu celular estiver significativamente abaixo, é sinal de que o seu iPhone está com desempenho reduzido. Confira os detalhes no passo a passo a seguir.

Geekbench faz teste de velocidade no processador do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Geekbench faz teste de velocidade no processador do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Geekbench faz teste de velocidade no processador do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Instale o Geekbench 3 no seu iPhone. Abra o aplicativo e toque em "Run Processor Benchmark". Agora é só aguardar até que o aplicativo realize os testes e anotar as pontuações calculadas.

Execute o teste do Geekbench 3 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute o teste do Geekbench 3 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Execute o teste do Geekbench 3 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Compare a pontuação registrada pelo seu celular com os números da tabela a seguir. Se a pontuação registrada pelo seu celular estiver muito abaixo do valor encontrado no site, é sinal de que o seu iPhone está com desempenho reduzido.

Valores de referência

Modelo Single Core Multi-Core
iPhone 6 1394 2355
iPhone 6 Plus 1436 2423
iPhone 6S 2267 3888
iPhone 6S Plus 2427 4157
iPhone SE 2418 4154
iPhone 7 3426 5739
iPhone 7 Plus 3438 5763
iPhone 8 4216 10111
iPhone 8 Plus 4216 10169

Você pode ver os valores de referência de outros modelos do celular da Apple no site do Geekbench.

Como descobrir se a bateria do iPhone está degradada

Passo 1. O próprio iPhone informa ao usuário sobre a necessidade de substituição da bateria. O aviso fica nas configurações de iOS, dentro do aplicativo "Ajustes", tocando em "Bateria".

Acesse as configurações de bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações de bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso a sua bateria esteja degradada, uma mensagem será exibida na parte superior da tela. A substituição do componente é a única forma de fazer com que o desempenho do celular volte ao normal. Neste caso, procure uma assistência autorizada.

iPhone informa sobre a necessidade de reparo na bateria (Foto: Reprodução/Apple) iPhone informa sobre a necessidade de reparo na bateria (Foto: Reprodução/Apple)

iPhone informa sobre a necessidade de reparo na bateria (Foto: Reprodução/Apple)

Passo 3. Você também pode verificar o estado da bateria do seu celular usando o app gratuito Battery Life. Confira, neste outro tutorial do TechTudo, o passo a passo detalhado.

Checando a integridade da bateria do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Checando a integridade da bateria do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Checando a integridade da bateria do iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Pronto! Aproveite a dica para descobrir se o seu iPhone está com a bateria degradada e, por consequência, o processador estar com a velocidade reduzida.

iPhone X vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo