Como instalar APK no Android TV

Aplicativos baixados de fora da Google Play podem aumentar a oferta de conteúdo no Android para TV.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Android TV é um sistema operacional do Google que sofre com a falta de aplicativos otimizados para a tela grande. Apesar disso, é possível contornar o problema recorrendo a arquivos em APK: como a Google Play equipada em TVs não tem nem de longe a mesma fartura de opções da versão para celular, uma alternativa é obter apps de fora da loja oficial. O software reconhece o programa normalmente e instala no aparelho, desde que o usuário libere a função nas configurações. Veja a seguir como habilitar a instalação de APK no Android e quais cuidados você deve tomar nesses casos.

Como liberar a instalação de apps em APK

Passo 1. Acesse as configurações do Android TV.

Acesse as configurações do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione a opção “Segurança e restrições”.

Acesse as opções de segurança do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as opções de segurança do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as opções de segurança do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha o item “Fontes desconhecidas”.

Clique na opção Fontes Desconhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Clique na opção Fontes Desconhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Clique na opção Fontes Desconhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Mude o status do recurso para “Ativado”.

Libere a instalação de apps de fora da loja oficial (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Libere a instalação de apps de fora da loja oficial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Libere a instalação de apps de fora da loja oficial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como transferir APK para o Android TV

Passo 1. Use um celular para baixar um arquivo APK no celular. Há sempre riscos ao baixar programas fora das lojas oficiais, portanto todo cuidado é pouco: procure uma fonte confiável e garanta que o arquivo é seguro por meio de ferramentas como o Metadefender - veja como usar. Confira a matéria do TechTudo sobre cuidados ao baixar arquivos APK.

Passo 2. A maneira mais simples de obter o arquivo APK no Android TV é por meio do aplicativo ES File Manager. Baixe e instale o app e acesse a função “Remetente” (Sender) no menu principal para receber um arquivo compartilhado.

Use a função Remetente do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use a função Remetente do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use a função Remetente do Es File Explorer no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione a opção “Receber”.

Ative o recebimento de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative o recebimento de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o recebimento de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Baixe e instale o ES File Manager também no celular Android e ative o mesmo recurso de compartilhamento de arquivos. Dessa vez, porém, escolha a opção “Enviar”. Em seguida, selecione o arquivo APK que você deseja transferir.

Selecione o arquivo APK no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione o arquivo APK no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o arquivo APK no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Selecione o seu dispositivo Android TV na tela para iniciar o envio.

Envie o APK do celular para  a TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Envie o APK do celular para  a TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie o APK do celular para a TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como instalar e usar

Passo 1. Após o recebimento do APK, use o menu lateral do ES File Explorer para selecionar a opção “Armazenamento interno”. Depois, abra a pasta “esShare”.

Acesse a pasta de recebimento do arquivo APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a pasta de recebimento do arquivo APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a pasta de recebimento do arquivo APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O seu aplicativo no formato APK estará armazenado na pasta. Use as setas do controle remoto da TV para selecionar o item e clique para abrir.

Selecione o aplicativo baixado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione o aplicativo baixado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o aplicativo baixado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione “Instalar” para salvar o novo aplicativo na TV.

Instale o APK no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Instale o APK no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Instale o APK no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Apps em APK não ganham atalho na tela inicial do Android TV. Para acessá-los, é preciso acessar o menu “Apps” nas configurações.

Acesse o menu Apps nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o menu Apps nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o menu Apps nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em seguida, procure pelo aplicativo na fileira “Apps transferidos”.

Abra o aplicativo baixado em formato APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra o aplicativo baixado em formato APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o aplicativo baixado em formato APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MAIS DO TechTudo