Firefox salva páginas no Pocket para ler depois; veja como usar

Agregador de links integrado ao navegador organiza leituras importantes na nuvem.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Uma das novidades do novo Firefox Quantum é a integração com o Pocket, um serviço que salva páginas para ler mais tarde. Com um clique, o navegador da Mozilla permite enviar o link de um texto interessante para uma biblioteca pessoal na nuvem. Depois, o usuário pode abrir o conteúdo no celular ou no PC. Disponível normalmente em forma de extensões no Google Chrome e no próprio Firefox, o Pocket vem pré-instalado na versão Quantum, que promete até o dobro da velocidade. Veja como usar a função.

Como ativar e salvar no Pocket

Passo 1. Ao acessar qualquer página na Internet, repare que o Firefox exibe um botão ao lado do endereço. Esse é acesso rápido ao Pocket. Clique para usar;

Atalho do Pocket fica na barra de endereços do Firefox Quantum (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Atalho do Pocket fica na barra de endereços do Firefox Quantum (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atalho do Pocket fica na barra de endereços do Firefox Quantum (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No primeiro acesso, o Pocket irá exigir um login. Use sua conta do Firefox (Firefox Sync) ou crie uma nova para habilitar o recurso.

Faça login ou cria uma conta no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login ou cria uma conta no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login ou cria uma conta no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Com o Pocket conectado, clique no botão da barra de endereços para salvar uma página para ler depois. Ao gravar, é possível definir categorias para facilitar a busca pelo conteúdo mais tarde. Escreva quantas tags desejar.

Salve textos para ler depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Salve textos para ler depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salve textos para ler depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como acessar os textos salvos

Passo 1. Para acessar seu acervo de páginas salvas, abra o menu “Biblioteca” do Firefox Quantum e clique em “Ver lista do Pocket”.

Acesse a lista de páginas salvas no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a lista de páginas salvas no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a lista de páginas salvas no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Seus itens estarão organizados em uma grade, incluindo miniaturas para identificação. Abra para ler em um formato de texto corrido, sem propaganda. Ao final, é possível arquivar um texto lido. Basta marcar um item como concluído.

Arquive textos quando terminar de ler no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Arquive textos quando terminar de ler no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Arquive textos quando terminar de ler no Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Destaques do Firefox

Uma das vantagens do Firefox Quantum é a possibilidade de salvar textos que aparecem no feed, ao abrir uma nova aba. Em “Destaques”, o Firefox mostra páginas que podem ser interessantes para acessar no momento, baseado no seu histórico. Se um deles for uma leitura importante, é possível clicar no menu (botão de três pontinhos) e enviar o conteúdo para a sua lista do Pocket.

Salve páginas dos Destaques do Firefox no acervo do Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Salve páginas dos Destaques do Firefox no acervo do Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salve páginas dos Destaques do Firefox no acervo do Pocket (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como resolver problemas com script no Firefox? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo