Por Marília Varoni, para o TechTudo


Quando sites na Internet usam seu computador para minerar criptomoedas como Bitcoin ou Monero, seu processador pode ficar sobrecarregado e, consequentemente, o computador vai ficar mais lento. Outro ponto que requer atenção é que seu consumo de energia elétrica pode aumentar significativamente.

Em geral, sites que operam dessa forma não pedem autorização para usar seu PC. Basta que o administrador do site se inscreva em serviços de mineração como Coinhive, Crypto Loot ou JSEcoin e, quando você acessar um site inscrito, estará automaticamente colaborando com a mineração, sem receber nada em troca.

Bitcoin — Foto: Bitcoin Bitcoin — Foto: Bitcoin

Bitcoin — Foto: Bitcoin

Se você sente seu computador funcionando devagar, uma maneira de eliminar a suspeita do uso dele por terceiros para mineração é fazendo uma pesquisa no Who is mining pelos links que você costuma acessar. O buscador dedura os sites que estão minerando criptomoedas de forma secreta e clandestina, e ainda indica por qual plataforma a mineração está sendo feita. Veja como investigar.

Passo 1. Acesse o site whoismining.com;

Buscador dedura sites que mineram criptomoedas — Foto: Reprodução / Marília Varoni Buscador dedura sites que mineram criptomoedas — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Buscador dedura sites que mineram criptomoedas — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 2. No campo de busca, digite o endereço do site que você deseja confirmar e clique no botão “Check”;

Como pesquisar sites suspeitos — Foto: Reprodução / Marília Varoni Como pesquisar sites suspeitos — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Como pesquisar sites suspeitos — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Passo 3. O buscador analisará o código HTML da página consultada e devolverá o resultado: se a página for segura, a mensagem Not mining aparecerá em verde.

Sites seguros exibem uma mensagem verde — Foto: Reprodução / Marília Varoni Sites seguros exibem uma mensagem verde — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Sites seguros exibem uma mensagem verde — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Caso contrário, o resultado Mining with… aparecerá em amarelo, informando qual tipo de script está sendo utilizado na mineração remota de moedas virtuais.

A mensagem amarela indica que o site minera moedas remotamente — Foto: Reprodução / Marília Varoni A mensagem amarela indica que o site minera moedas remotamente — Foto: Reprodução / Marília Varoni

A mensagem amarela indica que o site minera moedas remotamente — Foto: Reprodução / Marília Varoni

Se alguma suspeita se confirmar, vale lembrar que o TechTudo ensina como bloquear a mineração de criptomoedas com plugins, como monitorar scripts com extensões e como bloquear mineração remota via arquivo hosts.

Porque dividiram o Bitcoin em duas moedas? Entenda no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo