Navegadores

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


Assistir a um vídeo pelo Chrome enquanto realiza outras tarefas no celular é simples para usuários do Android 8 Oreo. A mais recente versão do sistema criado pelo Google conta com o modo picture-in-picture (PiP), que permite reproduzir o um vídeo em uma pequena janela flutuante. Com o recurso, você pode colocar a miniatura em qualquer parte da tela enquanto outros apps são utilizados normalmente.

Por enquanto, nem todo programa que reproduz vídeos tem a função. Cada um precisa ter o suporte para PiP habilitado pelos desenvolvedores. Além disso, o funcionamento pode ser um pouco diferente em cada caso. A seguir, saiba como utilizar o PiP.

Novo Android tem modo picture-in-picture — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Passo 1. Abra o Chrome e acesse alguma página com vídeo. Após dar play, toque no botão de tela cheia disponível nos controles do vídeo.

Passo 2. Com o vídeo em reprodução em tela cheia, aperte o botão Home do celular. O vídeo não pode estar pausado.

Acesse o vídeo pelo Chrome em tela cheia — Foto: Reprodução/Isabela Cabral

Passo 3. O vídeo será reduzido a uma pequena janela no canto inferior direito da tela. Você pode acessar qualquer aplicativo, pois a janela flutuante vai se manter por cima, com o vídeo sendo reproduzido. É possível arrastar o vídeo para qualquer parte do display.

Reduzido, o vídeo continua em reprodução por cima de qualquer app — Foto: Reprodução/Isabela Cabral

Passo 4. Ao tocar sobre o vídeo, a janela vai se expandir um pouco e exibir os botões de pause/play, pular vídeo, fechar e voltar para o modo de tela cheia. Para dispensar a janela, basta fazer o movimento como para baixo, como se estivesse retirando-a da tela.

O vídeo pode ser arrastado e controlado na janela PiP — Foto: Reprodução/Isabela Cabral

Como aumentar a memória interna do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo