Notebooks

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Usuários de computadores e notebooks da Dell podem atualizar BIOS a partir de instaladores liberados pela fabricante em páginas de suporte técnico. O mecanismo é responsável pela execução de tarefas importantes do PC, como a inicialização do sistema operacional e a verificação das horas no relógio interno.

Além disso, o procedimento garante o acesso a correções de bugs e soluções de problemas de segurança, como as recentes falhas associadas aos processadores da Intel com o recurso Management Engine. No tutorial a seguir, confira o passo a passo de como atualizar sua BIOS num computador da Dell.

Acesse a página de suporte individual de produtos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 1. Você precisa baixar o mecanismo de atualização para o seu computador diretamente da Dell. No site oficial da marca no Brasil, clique no menu “Suporte” e, em seguida, em “Suporte por produto”.

Service-tag (ou etiqueta de serviço) permite que você encontre drivers e downloads direcionados ao seu computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 2. Agora, use a service-tag do seu computador para encontrar os downloads referentes ao seu computador.

Em "Drivers e downloads", você encontra a BIOS e todos os downloads referentes ao seu computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 3. O próximo passo é escolher a opção “Drivers e Downloads”.

Use o filtro "Última atualização" para visualizar o conteúdo mais recente de cada categoria — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 4. Deslize a tela até a lista de downloads. Use o filtro “Última atualização” para ordenar pelos mais recentes primeiro.

BIOS atualizada em 2 de janeiro contém correções para bugs de segurança da Intel — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 5. Note que o computador usado para o tutorial teve uma nova versão de BIOS liberada no dia 2. Para baixar, basta clicar no ícone destacado.

Instalando a nova BIOS

Tentar executar o instalador da BIOS na bateria resultará na mensagem de erro acima — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 1. Com o atualizador baixado, é hora de executar o aplicativo que realiza a atualização. O procedimento de instalação da BIOS não demora e não é complexo, mas contém riscos: certifique-se de que a bateria está bem carregada e de que o computador está ligado à tomada.

Instalador exibe informações importantes: salve tudo, feche seus aplicativos e não interrompa a atualização em hipótese alguma — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 2. O atualizador exibe uma mensagem para lembrar que o computador será reiniciado durante o processo de atualização. É recomendado que você feche aplicativos e salve documentos antes de prosseguir. Com tudo pronto, clique em “OK”. O aviso também reforça que o processo não pode ser interrompido de forma alguma. Caso contrário, seu PC será inutilizado de forma permanente.

Janela compara a BIOS instalada com a nova para impedir que você corra riscos desnecessários. No caso do computador usado nesse tutorial, note que a BIOS já tinha sido atualizada — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 3. Em seguida, uma caixa de diálogo apresenta um resumo da nova versão da BIOS e da versão que está instalada no seu computador. Isso permite que você compare as versões para evitar o engano de instalar uma edição mais antiga.

A atualização ocorre antes da inicialização do sistema operacional — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Passo 4. Depois de confirmar, basta aguardar. O processo de instalação ocorrerá durante a reinicialização.

Depois que a instalação for concluída, seu computador irá inicializar o Windows normalmente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Em geral, a atualização é rápida e não deve levar mais do que poucos segundos. Em todo caso, seja paciente: espere o computador terminar o processo e não interrompa a atualização em hipótese alguma.

Os notebooks da Dell são bons? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo