Notebooks
Publicidade

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Entrar na BIOS setup de um notebook da Sony pode ser uma ação importante na hora de formatar o computador se o usuário pretender instalar o software novamente fazendo boot via pendrive. A BIOS, sigla para Basic Input Output System (Sistema Básico de Entrada e Saída), é um software de partida do PC, responsável, entre outras tarefas, por iniciar o sistema operacional (no caso, Windows ou Linux).

A fabricante japonesa não produz mais computadores, mas todos os que ainda restam no mercado permitem acessar as configurações do sistema primitivo da máquina de forma relativamente simples. Veja, a seguir, como fazer. Vale lembrar que o método de entrada pode variar conforme o laptop. Os procedimentos a seguir foram realizados em um Sony Vaio PCG-71911X.

Veja como acessar a BIOS do notebook Sony — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Modelos mais antigos

Se um notebook Sony saiu de fábrica com o Windows 7 ou versões mais antigas do sistema, é possível entrar na BIOS com um tradicional atalho de teclado.

Passo 1. Ligue o computador e pressione a repetidamente a tecla F2. Durante a inicialização, o notebook entende o comando e abre o setup no lugar do Windows.

Pressione F2 para entrar no setup de um notebook Vaio antigo — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 2. Navegue na BIOS usando o teclado segundo as instruções no rodapé da tela. Para salvar as alterações e iniciar o Windows, pressione F10 e confirme a escolha em “Sim”.

Navegue na BIOS com o teclado — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Com Windows 8 pré-instalado

Máquinas com Windows 8 ou versões superiores pré-instaladas contam com o boot híbrido da Microsoft que impede o acesso à BIOS pelo método tradicional. Quando isso ocorre, usuários devem recorrer à função Assist para entrar no setup de um Sony Vaio.

Passo 1. Com o notebook desligado, pressione a tecla “Assist”.

Use a tecla Assist no o computador desligado para poder acessar a BIOS — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Passo 2. Você verá uma tela preta com opções de recuperação da máquina. Pressione F2 para entrar no setup – dessa vez, o atalho passa a funcionar. Nos casos em que a tecla Assist não funciona, a razão costuma ser a falta da partição de recuperação na máquina. Nessas situações, só resta formatar o computador usando as opções do Windows.

Use o atalho F2 no ambiente de recuperação para acessar o setup — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Qual notebook comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo